15 anos: Especialista dá dicas para lidar com o estresse pré-festa

Saiba como superar a ansiedade, as comparações e a pressão para ter um aniversário perfeito

Por Ana Carolina Castro - 2 fev 2019, 10h00

Só quem já organizou uma festa de 15 anos entende como este momento pode ser marcado por muita pressão. Por mais divertido que seja se envolver diretamente na realização do evento, a expectativa por uma festa perfeita pode afetar a saúde emocional da aniversariante.

Para entender como viver com leveza tudo isso, conversamos com Fernanda Carvalho, psicóloga especialista em ajudar noivas e debutantes a passarem pela fase de pré-evento com muito amor, humor e nada de estresse.

A especialista conta que algumas meninas chegam a apresentar sérios sintomas de estresse, como queda de cabelo, enfraquecimento das unhas ou mesmo acne no período pré-festa. “É importante que, ao apresentar qualquer sintoma relacionado ao estresse, a menina procure orientação de um profissional de saúde”, alerta Fernanda.

Reprodução/Reprodução

Para ela, um dos principais motivos de estresse é não ter as expectativas atendidas. “Para muitas meninas, o fato de não se ter algum item que ela acredita ser importante para sua festa pode gerar a sensação de que o evento será um fracasso. Por isso, é muito importante a comunicação entre a filha e os pais nesse momento. Assim, a aniversariante define de fato o que eles podem ou não podem fazer e tem uma visão mais realista da comemoração”, explica.

Continua após a publicidade

Ela ressalta que o processo de organização sempre envolve algumas frustrações, mas é essencial lidar com maturidade. “A frustração é inevitável e é justamente nessas horas que acontecem as melhores ideias. Quando não podemos ter o que queremos, então temos a oportunidade de fazer algo novo e diferente. Diante da frustração você pode ficar extremamente chateada, ou se abrir para outras possibilidades. É só escolher”, aconselhou.

Manter as amigas por perto ajuda muito! Troque ideias, peças conselhos e, se preciso, convoque a galera para colocar a mão na massa!

Reprodução/Reprodução

Nós sabemos também que as debutantes lidam com muita expectativa em relação aos outros aniversários da turma, já que a maioria das meninas fazem 15 anos no mesmo ano. Por mais que as comparações sejam inevitáveis, a chave é focar na sua própria festa. “É muito importante, nessa hora, a debutante parar um pouco de pensar em como serão ou foram as festas das outras meninas e pensar na sua própria personalidade, para assim planejar a festa de acordo com seu jeito. Já vi muitas debutantes desejarem algo simplesmente pelo fato de ter sido sucesso em outros eventos, mesmo não tendo absolutamente nada a ver com elas. Depois de todo o estresse da preparação, vem a frustração com o resultado e a sensação de que não era bem isso”, explica a profissional.

Conta pra gente como você está lidando com a pressão pré-festa!

Publicidade