12 coisas que você faz quando está procrastinando

Afinal, por que fazer hoje o que você pode deixar para amanhã? Epa!

Por Marcela Bonafé Atualizado em 17 ago 2016, 19h10 - Publicado em 11 abr 2016, 12h20

Procrastinar: apenas um nome bonito para definir o que a gente chama de “deixar para depois”. Como, por exemplo, aquele trabalho que você sabe que tem que fazer, mas fica adiando e adiando até a véspera da entrega. Segundas, por exemplo, são dias terríveis para procrastinadores, que demoram para pegar no pique novamente e começar para valer a semana. Não quer dizer que você não esteja fazendo nada quando está procrastinando, só que você resolveu fazer coisas menos importantes primeiro, como: 

1. Comer alguma coisa
É até justificável, vai?! Não dá para pensar de barriga vazia. Mas aí você acaba comendo mais do que devia só para não ter que fazer o que precisa naquele momento.
 
2. Dormir um pouquinho
É aquela história: você não vai conseguir fazer as coisas direito com sono, então é melhor dormir um pouquinho para render mais com a cabeça descansada. O problema é quando você ignora total o despertador e acorda 5 horas depois – ainda com sono!
 
3. Olhar as redes sociais
Expectativa: só responder algumas mensagens rapidinho e ver o que está rolando nas redes.
Realidade: quando você olha no relógio, já se passou muito mais tempo do que você tinha planejado. Você leva um susto, mas mesmo assim continua ali na web.
 
4. Pensar no que você vai fazer depois 
Porque, às vezes, você encontra a motivação para fazer alguma coisa exatamente no que vem depois dela. Mais ou menos como uma recompensa para te forçar a fazer logo o que já deveria ter sido feito há muito tempo.
 
5. Ver o episódio novo da série que você acompanha
Afinal, você estava esperando pelo episódio novo há tanto tempo. Qual é o problema de assistir a ele antes? É rapidinho! ~só que nunca~
 
6. Reclamar com alguém 
Ao invés de criar forças e terminar logo o que tem que fazer, você prefere ficar se lamentando e reclamando com algum amigo. Quem nunca?
 
7. Fica pensando em desculpas para si mesmo
Você sabe que está enrolando para fazer as coisas, mas tenta se enganar e ainda finge que acredita que realmente não tem problema deixar tudo para depois. “Eu dou conta”. Será?!
 
8. Faz listas do que você tem que fazer
O primeiro item da lista é justamente aquele que você está procrastinando. E, ainda assim, você continua deixando ele para outra hora. 
 
9. Dar uma caminhada ao ar livre
A intenção é andar um pouco, tomar um ar e refrescar a mente para voltar e focar no que tem que ser feito. Maaaaas quando você percebe já está entrando em lojas, conversando com algum conhecido que encontrou, comendo na padaria. E assim foi embora boa parte do seu tempo.
 
10. Ouvir música para se inspirar
“Só mais uma música não demora tanto tempo”. Afinal, no fundo a gente pensa alguma hora vai aparecer AQUELA música que vai inspirar a trabalhar! Mas só pensa mesmo, porque é mais distração que inspiração. 
 
11. Pensar nos problemas
Problemas por problemas, dá menos trabalho pensar neles e sofrer do que de fato resolvê-los. 
 
12. Ficar formatando toda a página ao invés de realmente fazer o trabalho
Já que o visual pode dizer muito sobre o trabalho, tem que estar tudo perfeito, né?! E mexer com as fontes faz a gente realmente pensar que fez algo útil… ou pelo menos que saiu da estaca zero.
 
Lembramos que procrastinar de vez em quando é normal, acontece. Mas quando se torna um hábito, é melhor tomar cuidado. Isso pode te prejudicar na escola, no trabalho, nos relacionamentos e no prórpio dia a dia. O melhor jeito de vencer a procrastinação é se organizando e, acima de tudo, tendo foco! 
 

O que mais você faz quando está procrastinando?

 

Publicidade