Continua após publicidade

11 sinais de chantagem emocional que talvez você não perceba

Em uma relação com um chantagista emocional, é comum que você sinta culpa, pena, remorso, ansiedade, medo e dependência, e isso não é legal

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h48 - Publicado em 18 Maio 2024, 13h00
O

lhando de fora, pode até parecer ser simples fugir da chantagem emocional ou não se deixar levar pelos mecanismos de manipulação. Infelizmente, não é fácil assim. Isso porque a pessoa que faz a chantagem emocional sabe muito bem como fazer isso e te conhece para explorar seus pontos fracos.

Ainda não entendeu direito o que é chantagem emocional? Na definição do dicio, dicionário online português, a chantagem emocional se caracteriza por uma “pressão psicológica que se realiza sobre uma pessoa para dela obter o que se deseja, caracteriza-se pela manipulação, pela criação de insegurança emocional, explorando sentimentos de culpa, dependência, pena e remorso”.

A chantagem emocional pode partir de quem menos esperamos, como familiares, amigos ou de um relacionamento amoroso. Além de sentimentos como insegurança, culpa, dependência, pena e remorso, outros como ansiedade e remorso podem ser indícios de que você esteja sendo chantageado. Ah, e é bem fácil não perceber os sinais, sabia?

É fácil confundir atitudes de chantagem emocional com cuidado, preocupação ou amor além da conta. Mas, infelizmente, é preciso ter cuidado porque a chantagem emocional pode adoecer uma pessoa, além de poder ser enquadrada em crime. Na Lei Maria da Penha, por exemplo, no Artigo 7 e inciso II, a violência psicológica também é adicionada como uma das violências domésticas que podem ocorrer.

Para a Lei, “qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação” é uma violência doméstica que pode ser sentenciada.

A chantagem emocional se enquadra nesse caso porque a vítima sofre dano emocional, suas “ações, comportamentos, crenças e decisões” são controladas por meio de chantagem, ameaça e de manipulação, por exemplo. Por isso, é tão importante reconhecer os sinais para entender se você está sofrendo chantagem emocional ou não, e tentar sair dessa situação o mais rápido possível.

Continua após a publicidade

Selecionamos 12 sinais típicos de chantagem emocional que você pode ainda não conhecer.

1. Agir diferente quando estão com outras pessoas

A pessoa se sente coagida e até questiona se não está ‘louca’ por estar incomodada com os comportamentos da pessoa, já que ela é ‘boa’ e ‘legal’ perto dos outros e com um comportamento muito diferente quando vocês estão sozinhos.

2. Ameaçar terminar o relacionamento, ir embora ou nunca mais falar com o outro se ele não fizer o que está sendo pedido

Em qualquer briga ou se o outro discorda do que a outra pessoa está falando, ela ameaça esses comportamentos extremos para convencer o outro a aceitar o que ela quer.

3. Tentar controlar o seu comportamento sob a ameaça de que, se não fizer o que foi pedido, a pessoa irá tentar suicídio ou se machucar de forma grave

Funciona de maneira similar ao ‘2’, mas, aqui, a pessoa coloca sua saúde e segurança em risco para conseguir o que quer, e ela tende a não parar até conseguir.

4. Dramatizar e vitimizar somente para manipular a outra pessoa

A ameaça funciona também da mesma forma que nos tópicos anteriores, mas aqui, o objeto da ameaça é os sentimentos da pessoa, instigando a empatia. É comum esse tipo de controle quando o outro lado da relação quiser ver os amigos ou as amigas, ou até mesmo a família. Caso isso aconteça, a pessoa reafirma o quanto ficará ‘sozinha’ e ‘triste’ e pode até chorar.

Continua após a publicidade

5. Jogar a culpa no outro em qualquer confronto

Na chantagem emocional, a pessoa sempre tenta jogar a culpa de sua agressividade, impaciência e vitimização na outra pessoa, por isso, frases como “eu só sou assim porque você me provoca” ou “você me faz ser assim” são comuns.

6. Chorar em qualquer circunstância para te manipular

Já citamos aqui, mas o choro é uma arma poderosa porque causa pena, empatia e ainda pode ser entendido como sinal de que o sentimento do outro é verdadeiro, mas nem sempre, tá? Chantagistas são experientes e sabem exatamente se você irá cair pelas lágrimas ou não.

7. Em toda discussão, mesmo sendo a vítima, você termina como a pessoa errada

A habilidade de manipulação é grande e, quando você menos espera, está pedindo desculpas em uma situação em que você foi a vítima.

8. Você sente que, não importa o que faça, tudo está errado

Todas as suas atitudes parecem erradas e levam a uma briga e você se sente a pior pessoa do mundo.

9. Você vive o tempo todo com medo, pisando em ovos

Não só sente que faz tudo errado, mas você vive com medo de ter feito algo que vá chatear a outra pessoa e, consequentemente, desencadear uma briga.

Continua após a publicidade

10. Depois de uma discussão, a pessoa tenta te comprar com presentes

Esse tipo de manipulação busca te manter em uma bolha confortável com presentes enquanto a pessoa te manipula e te trata mal.

11. Caso você faça o que o outro quer, será recompensado

Pode até parecer benéfico, mas o que mais acontece é a recompensa nunca vir e, se você cobra, pode receber um sermão ou uma cena de vitimização.

12. Você se sente pressionado a fazer algo que não quer

O medo da reação da pessoa se você disser não é o principal fator para te fazer sentir tanta pressão.

Não se esqueça que chantagem emocional pode partir de qualquer pessoa, independente da relação que vocês tiverem!

Publicidade