10 verdades sobre o intercâmbio que nem sempre te contam

Veja alguns ~detalhes~ importantes e que podem te ajudar a se preparar

Por Thais Varela Atualizado em 2 abr 2019, 19h14 - Publicado em 2 abr 2019, 14h30

Passar um período estudando fora é uma oportunidade incrível e cheia de aprendizados. Para te ajudar a se preparar para esse momento de mudanças e novidades, separamos alguns toques importantes. Confira!

iStock/Reprodução

1. Cumprimentar de beijinho é raridade
Alguns hábitos sociais variam de um país para o outro e o costume brasileiro de cumprimentar com beijos na bochecha não é tão comum no resto do mundo. Por isso, quando chegar em um novo país, antes de sair beijando a bochecha dos novos amigos, espere para ver como eles vão te cumprimentar para evitar um ~constrangimento~.

2. A percepção de frio ou calor é relativa
Pode parecer estranho, mas é normal que a sua relação com a temperatura fique meio confusa, por assim dizer. Isso acontece, porque você passará a se acostumar com o clima do novo país, que pode ser muito diferente do que temos no Brasil.

Por isso, se antes você achava que aquele dia no qual o termômetro marcava 15°C era inverno e já separava o lookinho de frio para sair por aí, não se surpreenda se, na mesma temperatura, você usar regata e chinelo após ter passado por um inverno rigoroso no Hemisfério Norte. Afinal, para quem viveu com temperaturas abaixo de 0°C por alguns meses, um dia com 15°C já é quase verão.

3. Você vai conhecer pessoas do mundo todo
Muitas vezes, acreditamos que durante o intercâmbio vamos fazer amizades apenas com moradores locais. Porém, é comum encontrarmos outros estudantes de nacionalidades diferentes na mesma cidade ou escola. E isso é ótimo! Além de ter a oportunidade de conhecer outras culturas, essas pessoas estarão passando pela mesma experiência de mudança que você e vão compreender o que você está sentindo.

  • 4. Não dá para fugir dos perrengues
    Eles irão te acompanhar durante toda a viagem e chegarão nas horas mais inoportunas. Ficar perdida, não entender o que as pessoas estão falando, comer uma comida estranha… Todas essas situações fazem parte da experiência e vão te ensinar a lidar com os imprevistos. E, provavelmente, virarão histórias engraçadas depois!

    Continua após a publicidade

    5. Você se acostuma com a saudade
    É claro que dá saudades ficar longe da família e amigos, mas é possível lidar com a falta que eles fazem e aproveitar o intercâmbio. Ligações de vídeo e algumas mensagens de áudio ajudam bastante a manter o relacionamento e a se atualizar sobre as coisas que estarão acontecendo com todos.

    iStock/Reprodução

    6. Você vai aprender a lidar com diferentes tipos de pessoa
    Se tem uma coisa que o intercâmbio proporciona a todo momento, é a convivência com pessoas diferentes. A nova família, professores, amigos… Todos terão costumes e personalidades distintas e, no começo, pode ser um pouco difícil se adaptar à nova realidade. Porém, a melhor maneira de encarar esse período de mudança é estar aberta às novidades e ao aprendizado que tudo isso irá trazer.

    7. Cada comida será uma descoberta
    Uma das melhores formas de conhecer uma cultura diferente é por sua culinária. Aproveite o tempo que estiver no país e prove comidas típicas. Algumas podem até parecer um pouco ~inusitadas~ demais, mas dê uma chance para os novos temperos e sabores.

    8. Nem todo mundo tem paciência com quem está aprendendo o idioma
    Isso é uma realidade chata, mas acontece. Às vezes, pessoas que não têm muita paciência cruzarão o seu caminho durante o intercâmbio e você pode se sentir chateada por ter que lidar com isso, afinal, você está na viagem justamente para aprender, né? Exatamente por isso, não deixe esse tipo de episódio te abalar. Você não tem que ter vergonha de estar aprendendo uma coisa nova e ainda não ter o domínio total do idioma. Você não nasceu sabendo (e nem ela, né?).

    9. Aplicativos de localização (e mais alguns) serão seus melhores amigos
    É muito difícil aprender a se localizar logo de cara na nova cidade e os aplicativos de localização te ajudarão muito nessa tarefa. Programe os caminhos sempre um pouco antes de sair de casa para ter certeza de que entendeu o trajeto e eliminar a chance de chegar atrasada a algum compromisso por ter pego o ônibus errado. Em geral, os estrangeiros são muito pontuais e não pega bem se atrasar.

    10. Cada experiência será muito importante <3
    Tanto os bons quanto os maus momentos farão parte de um período incrível da sua vida. Durante a viagem, nem sempre será possível ter essa percepção – principalmente quando pensamos nos episódios que não foram tão legais. Porém, será incrível olhar para trás e ver como tudo o que passou te ajudou a se tornar uma pessoa melhor.

    Você pensa em viver essa experiência?

    Continua após a publicidade
    Publicidade