Vlogger é acusado de “imitar” pessoas com vitiligo em maquiagem

As pessoas não gostaram nem um pouco do make, que tinha pontos mais claros em algumas partes do rosto

Por Da Redação - 17 nov 2017, 16h50

A representatividade no universo da beleza está sendo cada vez mais buscada. Lembra de uma artista que criou bonecas com vitiligo? Mas parece que algumas pessoas estão fazendo isso de um jeito um tanto quanto polêmico. O caso do blogueiro Golgi Apparatus é um dos mais recentes: ele foi acusado de “imitar” pessoas com vitiligo em sua maquiagem. 

O make, postado no Instagram, causou controvérsia porque tinha alguns pontos do rosto, como a área ao redor dos olhos e da boca, com uma cor bem mais clara que a natural – algo semelhante ao vitiligo, doença caracterizada pela perda de coloração da pele e que deixa manchas esbranquiçadas pelo corpo.

Muitas pessoas não ficaram nada felizes com o make. A usuária do Twitter @ESHAXQ postou a imagem e escreveu “O que nós não vamos fazer aqui é imitar problemas de pele e torná-los tendências de maquiagem”. Outra usuária, a @Behbeh, também comentou: “Isso me deixa furiosa. Minha linda prima tem vitiligo e foi muito intimidada em toda sua vida por essa condição. Ela é uma obra de arte. Isso não é arte”.

Depois das críticas, o maquiador apagou a foto e se explicou. Ele disse que a inspiração do make era de uma outra artista, que tinha desenhado manchas cinzas pelo corpo, e que pretendia testar novas formas de fazer maquiagem. Também se desculpou. “De nenhuma maneira pretendia representar o vitiligo, e sinceramente me desculpo se ofendi tantas pessoas”.

maquiagem-manchas-cinzas
A maquiagem que inspirou Golgi Instagram/Reprodução

O que você achou da história?

Continua após a publicidade
Publicidade