Continua após publicidade

Velaterapia: como funciona o tratamento que remove pontas duplas do cabelo

A técnica que Bruna Marquezine já fez promete fios mais fortes e saudáveis

Por Sofia Duarte Atualizado em 29 out 2024, 19h02 - Publicado em 21 jan 2023, 10h00

Você já ouviu falar de velaterapia? Essa técnica envolve um tratamento que remove pontas duplas, resultando em um cabelo mais saudável, forte e macio. Recentemente, Bruna Marquezine apareceu fazendo o procedimento no salão de beleza Spa Déia e Renata, e, para entender como a técnica funciona, a CAPRICHO conversou com a cabeleireira Déia Dios, responsável por reproduzi-la nos fios da atriz. Confira!

Como funciona e para que serve a velaterapia no cabelo?

Déia Dios explica que a velaterapia é um conjunto de três tratamentos, a vela, o bordado e o multivitaminas, que devem ser feitos por profissionais qualificados.

“A chama da vela é passada no comprimento dos fios e, com o calor, ela dilata e desobstrui as cutículas, removendo resíduos, pontas duplas, secas e quebradiças“, explica. “O corte bordado é feito em seguida para dar o acabamento nas pontas e remover o minuciosamente o restante das pontas secas. O multivitaminas vem depois da vela e do bordado, quando os fios estão preparados para receber o tratamento com maior absorção. Com isso, devolvemos brilho e saúde aos fios, além de limpar e nutrir o couro cabeludo.”

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Déia Dios (@deiadios)

Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo?

Antes do tratamento, o ideal é fazer uma avaliação do cabelo. Para a velaterapia, a única contraindicação é que os fios não podem estar extremamente porosos. “Nesses casos, indicamos primeiro uma nutrição dos fios para, em uma outra sessão, fazermos a velaterapia. Ela pode ser feita em qualquer configuração de fio – lisos, cacheados, ondulados, com química, sem química, entre outros”, afirma a especialista.

Quais são os benefícios desse procedimento para o cabelo?

Os benefícios de remover as pontas duplas e resíduos dos fios são cabelos mais fortes, prevenindo o aparecimento de novas pontas ressecadas e evitando a quebra.

Continua após a publicidade

Esse procedimento deve ser feito com frequência?

Em média, a velaterapia é feita em um intervalo de três a quatro meses, mas isso varia de acordo com a rotina de cada pessoa. Por isso, a avaliação dos fios é tão importante nesse momento.

Na unidade do Rio de Janeiro do Spa Déia e Dios, a velaterapia custa a partir de R$ 1,2 mil.

Ah, só não se esqueça de que a velaterapia é um procedimento que deve ser feito por profissionais qualificados, e não em casa, viu?

Quem colaborou nesta matéria: Déia Dios, cabeleireira e co-fundadora do salão Spa Déia e Dios

Publicidade