Truque do TikTok promete tirar frizz do cabelo com papel alumínio. Oi?

Tricologista explica detalhes sobre a técnica e conta se ela funciona mesmo

Por Taya Nicaccio 15 jun 2022, 14h03

Staticky hair? O mais novo e viral truque do TikTok promete tirar ou, ao menos, reduzir o frizz do cabelo com um simples passar de papel alumínio no comprimento dos fios. Dá para acreditar? Para entender por que isso acontece, quais são seus riscos e benefícios, a CAPRICHO conversou com Mariana Mageschi, tricologista e especialista dos distúrbios do couro cabeludo.

O que é?

Staticky hair é a técnica de passar um pedaço de papel alumínio no cabelo e, rapidamente, reduzir o frizz. Uma proposta interessante, né?

“Nosso cabelo tem ligações de íons positivos e negativos como todas as coisas ao redor do globo que possuem energia estática. O papel alumínio tem a capacidade de reduzir o frizz, porque ele é um isolante, que consegue isolar a energia estática que tem no cabelo”, explica Mariana Mageschi.

@cheyenne__v

This is so much better than dryer sheets! #hairhack #fyp #foryou #static

♬ Material Girl – Madonna

@cheyenne__v

Reply to @xxshant3lxx I wanted to try it with straight hair and works just as good as curled! #hairhack #static #foryou #fyp

♬ Dreams (2004 Remaster) – Fleetwood Mac

@conniekamilla

#hairstatic #statichairhack #hairhacktips #statichair #hairtipsadvice #haircaretip #viralhairhack

♬ I can work miracles – brando

Mas, afinal, por que temos frizz?

Segundo a especialista, aqueles fios aerados que tanto falamos no dia a dia, mais conhecidos como frizz, são resultado da ausência de hidratação no cabelo, ou seja, desidratação e ressecamento dos fios.

E por que isso acontece? “Devido a uma série de fatores diários, como uma grande exposição à TV, computadores, celulares e, sem dúvidas, quando o tempo está úmido ou estamos expostos a períodos de baixas temperaturas. Com todos esses fatores, a tendência é aumentar o frizz”, afirma a especialista.

Continua após a publicidade

solange knowles
Solange Knowles exibindo as madeixas Reprodução/Instagram

Durabilidade, riscos e benefícios da técnica

Ainda segundo Mariana, o alumínio não traz riscos para os fios, mas essa técnica não é duradoura e, por isso, é ideal para aqueles momentos de urgência e correria, sabe?

“Esse isolamento estático do cabelo pode durar entre 2 horas ou 2 horas e 30 minutos, mas pode acontecer de você ter contato com umidade e esse efeito sumir em menos de 5 minutos. É importante ressaltar que o papel alumínio não traz nenhum tipo de hidratação ou benefício para as fibras do cabelo. É como se você tivesse uma pele acneica e a gente precisasse fazer uma sessão de fotos e usasse uma maquiagem que cobrisse toda a acne naquele instante. Depois que você lava esse rosto, as acnes continuam ali, e o mesmo acontece com frizz”, afirma a profissional. 

@mariaaiellohair

#statichair #static #hairhack #dryhair #tinfoil #aluminum #frizzyhair #hairtricks #foryou #viral #trends #hair #hairtricks

♬ pushin P (feat. Young Thug) – Gunna & Future

Cuidados para evitar o frizz

Para além do staticky hair, alguns cuidados podem te ajudar no dia a dia. “Atente-se à temperatura da água do chuveiro, principalmente no frio, época em que tomamos banhos mais quentes. Se o seu cabelo tiver muito frizz, os shampoos perolados são perfeitos e têm uma capacidade mais hidratante do que os tradicionais para trazer o controle desse ressecamento.”

“Busque máscaras de hidratação à base de manteiga de karité, cupuaçu e cacau para o fios – isso vale para todas as curvaturas. Para as meninas que fazem uso de chapinha ou secador, é preciso proteger o cabelo com um protetor térmico. Outra dica é ter cuidado com o uso excessivo de cremes. Sobrecarregar o cabelo com produtos pode criar aquela película envolta dele, que, até certo ponto, protege os fios, mas depois impede a penetração de produtos de tratamento e hidratantes, por exemplo”, acrescenta Mariana.

Imagem mostra mulher negra lavando o cabelo. A jovem está sorrindo de olhos fechando, enquanto a água cai sobre os seus fios cacheados e castanho escuro.
Mulher lavando o cabelo com água gelada Ridofranz/Getty Images

Lembre-se: Se você perceber que está com um frizz excessivo, mesmo usando alguns produtos específicos e redobrando cuidados de hidratação, o ideal é procurar por um especialista, como tricologistas e terapeutas capilares. “O primeiro passo é entender o grau de ressecamento desse cabelo e, depois, passar a tratar os fios de maneira mais específica. Os tratamentos de hidratação que repõem a água são os mais indicados para esse momento de baixas temperaturas ou frizz além do normal”, finaliza.

E aí, você pretende dar uma chance para essa técnica e, quem sabe, visitar um tricologista?

Quem deu as informações: Mariana Mageschi, tricologista e especialista em distúrbios do cabelouro. 

Continua após a publicidade

Publicidade