Smoky Hair: saiba como aderir ao cabelo esfumado que é tendência

Veja inspirações e detalhes sobre a técnica de pintura que deixa os fios iluminados!

Por Djenifer Dias 28 jun 2021, 15h56
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

A gente ama ficar por dentro de todas as tendências do mundo da beleza! Recentemente, descobrimos uma nova técnica de pintura chamada smoky hair, que traz um efeito de esfumado aos fios e é perfeita para iluminar o tom do seu cabelo. Ela foi inspirada no efeito esfumado que já temos na maquiagem e está bombando!

A CAPRICHO conversou com profissionais para tirar todas as dúvidas sobre como aderir ao estilo e também trouxemos ideias para você se inspirar e, quem sabe, fazer uma mudança, né? Confira!

Qual é o passo a passo para fazer o smoky hair?

O cabelo é dividido em mechas para garantir que, durante a aplicação, o efeito esfumado seja feito com sucesso. Na técnica do smoky hair, a frente do cabelo, que é a área que contorna o rosto, é mais iluminada tanto na parte de cima, quanto nas laterais.

No caso de cabelos castanhos, a raiz da mecha deve ficar em um tom mais frio que, gradativamente, se torna quente até chegar nas pontas. Já para os cabelos mais claros, é necessário esfumar a raiz com tons mais frios e manter cores peroladas do comprimento até as pontas.

Dica: Faça o teste de mecha para certificar que os seus fios têm a resistência necessária para realizar o procedimento.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tata Estaniecki Cocielo (@tata)

  • Quais são as diferenças dessa técnica para outros tipos como, morena iluminada, ombré hair entre outras?

    A durabilidade, já que é possível manter o smoky hair por mais de 6 meses. Outra diferença é a aplicação da tintura, por usar uma técnica que não deixa o cabelo marcado. As mechas de ombré hair são semelhantes, porém, nesse caso, elas são feitas somente nas pontas. Na morena iluminada, o tom de descoloração e o degradê são menos iluminados, mais puxados para o acobreado.

    Qual é o processo para voltar ao natural depois? É muito complicado?

    Por se tratar de uma técnica de alta durabilidade, isso vai depender do crescimento do seu cabelo. É necessário acompanhar como a raiz se comporta e qual o seu tipo de fio, pois o crescimento de um cabelo cacheado demora mais do que o de um liso, por exemplo. Mas, o ideal é aguardar a química toda chegar até as pontas, ou colorir com produtos que tenham a menor quantidade de aditivos químicos. Essa avaliação deve ser realizada por um profissional.

    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por Raissa Santana (@santana_raissa)

    Continua após a publicidade

    Quais seriam os principais cuidados antes e após o procedimento?

    Produtos pós-química, antitérmico antes da escovação, lavagem com água morna e sempre seguir as instruções do rótulo. Na hora de desembaraçar os fios, utilize pente ou escova apropriados para o seu tipo de cabelo. O ideal é seguir um protocolo pós-mecha, acrescentando também uma umectação e nutrição toda semana e uma restauração por mês. Isso irá garantir que os fios continuem saudáveis e com brilho.

    É um procedimento que exige muita manutenção?

    A manutenção não é complicada. Como a técnica não conta com mechas marcadas, o crescimento natural dos fios não é um problema. Normalmente, a profissional opta por clarear de dois a três tons abaixo da cor do cabelo da cliente, para que, além de resultar em um aspecto harmonioso com o fundo de cor natural do cabelo, dure por mais tempo. Essa técnica é ótima para quem não tem tempo de ir ao salão.

    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por HERRYPOER (@herrypoer_dajo)

    Esse estilo de coloração funciona para todos os tipos de cabelo?

    Sim, ela funciona em todos os tipos – lisos, cacheados, ondulados, crespos. A única questão é quanto ao tamanho, pois é necessário que ele seja pelo menos de tamanho médio para que a técnica consiga ser realizada.

    Quais são os penteados mais legais para se fazer após adotar esse estilo?

    Tranças embutidas ou penteados altos com degradê em camadas ficam lindos em cabelos com essa técnica. Você também pode apostar em babyliss, pois assim você vai aproveitar a profundidade que o smoky hair proporciona.

    Gostou? Veja inspirações para aderir ao visual:

    Jovem de costas mostrando seus cabelos castanhos ondulados ela usa regata marrom.
    Inspiração cabelo ondulado com smoky hair trust_s_marseille/Instagram
    Jovem sorridente usando óculos escuros, com cabelos cacheados balançando com o vento e usando camiseta preta em frente a vidraça de um salão de cabeleireiro.
    Inspiração cabelo cacheado com smoky hair derricopaola/Instagram
    Jovem com os olhos fechados olhando para o lado direito, exibindo seu cabelo preto com nuances em cinza. Sua expressão é séria e ela usa camisa preta.
    Inspiração cabelo ondulado com smoky hair wahyu.ave/Instagram
    Jovem sorridente mostrando seus longos fios cacheados com tons de castanho, ela usa camisa preta.
    Inspiração cabelo cacheado com smoky hair anaafonsoeducadora/Instagram
    Jovem sorridente olhando para o lado, posando em salão de cabeleireiro usando camiseta preta de gola alta com colar. Ainda na imagem conseguimos ver alguns detalhes do salão.
    Inspiração cabelo cacheado com smoky hair italonascimentohair/Instagram
    Jovem de costas exibindo seu cabelo com tons de castanho, ainda na imagem podemos ver uma planta verde.
    Inspiração cabelo ondulado com smoky hair kooperboxhair/Instagram

    Quem deu as informações: Michelli Dias da Silva, cabeleireira do Paraná cadastrada no GetNinjas;  Luigi Moretto hair stylist

    The Little Mermaid Disney GIF

    Continua após a publicidade
    Publicidade