Site mostra qual pomada modeladora de cabelos é autorizada pela Anvisa
Em 2024, a Anvisa já havia cancelado os registros de 12 mil pomadas - sim, é muita coisa.

nvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), após cancelar novamente a comercialização de novas pomadas para fixar ou modelar cabelos, criou uma página especial para orientar o consumidor final e, também, profissionais de beleza.
Segundo a agência, 47 produtos que ainda eram comercializados livremente não atenderam aos critérios estabelecidos de segurança. Aqui na CAPRICHO nós já te explicamos porque esses produtos foram alvo da vigilância, quais são as mais seguras e porque você precisa prestar atenção nisso.
Além de os 47 produtos não seguirem as normas, chegaram a gerar suspeita de causar cegueira temporária ou permanente nos consumidores novamente. Ano passado, a Anvisa já havia cancelado os registros de 12 mil pomadas – sim, é muita coisa.
Na página especial, a Anvisa informa que é possível notificar infrações direto pelo site. “Se tiver qualquer problema que possa ser relacionado ao uso desses produtos ou de outros cosméticos, notifique a Anvisa, sua ajuda é essencial para monitoramento da qualidade dos produtos utilizados no país.”
O descumprimento de normas da Anvisa considerado uma “infração sanitária”, ou seja, um crime, que tem penalidades como: multa, cancelamento de registro, interdição do estabelecimento.
Pois é. E a maioria dos produtos cancelados agora descumpriu o artigo da resolução que determinava a adequação. Eles não tinham elementos essenciais, como: cópia da licença sanitária
arte da rotulagem contendo modo de uso e quantidade de produto a ser aplicado; declaração/avaliação da empresa titular atestando a segurança do produto.
Existe um botão em que é possível registrar a questão e, além disso, espaços para consultar quais pomadas são regularizadas pelo órgão, orientações aos consumidores, normas para os fabricantes e todos os alertas já publicados pela agência.