Sem plástico: designer cria frascos de produtos de banho feitos de sabão

Bônus: os itens criados por Mi Zhou ainda são lindos!

Atualmente, muito se fala sobre a necessidade de reduzirmos a quantidade de plástico que usamos no nosso dia a dia – não é à toa, afinal, a poluição causada por esse tipo de material, sobretudo nos oceanos, é preocupante. Pensando nisso, Mi Zhou, estudante de pós-graduação da Central Saint Martins (importante escola de artes de Londres), criou embalagens de produtos de banho feitas de… sabão!

soapack-embalagem-sabao-1 Embalagens de sabão da Soapack

Embalagens de sabão da Soapack (Soapack/Divulgação)

Pense no seu xampu. Frasco de plástico. No condicionador. Frasco de plástico. Num sabonete líquido. Frasco de plástico. E por aí vai. De acordo com dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, um terço de todos os resíduos em aterros vem de produtos de cuidados pessoais.

Segundo as pesquisas de Mi Zhou, estima-se que um único indivíduo use cerca de 800 embalagens de xampu ao longo da vida. O material é descartado e leva milhares de anos para se degradar. Muita coisa, né? Todos esses dados serviram de inspiração para a criação do projeto Soapack, que utiliza sabão produzido a partir de óleos vegetais para criar frascos de artigos de higiene pessoal.

soapack-embalagem-sabao-2 Embalagens de sabão da Soapack

Embalagens de sabão da Soapack (Soapack/Divulgação)

Bônus: o resultado fica muito lindo! Em entrevista ao site Dezeen, Mi Zhou explicou que pinta os objetos com pigmentos de minerais, plantas e flores. Além disso, uma fina camada de cera de abelha é usada para fazer uma impermeabilização – assim, o conteúdo das embalagens não as dissolve.

soapack-embalagem-sabao-3 Embalagens de sabão da Soapack

Embalagens de sabão da Soapack (Soapack/Divulgação)

O xampu, por exemplo, acabou? Você pode manter o frasco em um ambiente seco e fazer dele um objeto de decoração. Ou então, pode colocá-lo pra jogo e usar como um sabonete.

Interessante, né?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s