5 receitas caseiras para quem tem pele seca fazer em um dia de spa

Opções perfeitas para você ter uma tarde relaxante e de autocuidado

Por Taya Nicaccio Atualizado em 19 jul 2022, 18h03 - Publicado em 19 jul 2022, 17h25

Que tal aproveitar as férias de julho para cuidar um pouco mais de você mesma? Em colaboração com a dermatologista Julyanna do Valle, nós separamos 5 receitas caseiras para quem tem pele seca fazer em um dia de spa. Afinal, é supergostoso ter uma tarde relaxante e cheia de cuidados, não é mesmo?

Esfoliante para os lábios com mel

O lábio precisa estar sempre bem hidratado, ainda mais agora que estamos no inverno. A esfoliação é uma ótima saída para remover aquelas pelinhas mortas que podem incomodar e atrapalhar a cobertura de um batom matte.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de açúcar
  • Mel, óleo de coco ou vaselina

    Modo de preparo: Misture o mel e o açúcar até obter uma pastinha (ou bicarbonato e água para lábios mais sensíveis). Feito isso, esfregue-os suavemente com os dedos ou escova de dentes com cerdas bem macias e, depois, enxágue.

    Segundo a dermatologista Julyanna do Valle, antes e após a esfoliação, que deve ser feita a cada 15 dias ou não mais do que uma vez por semana, de acordo com as especificidades de cada pessoa, é importante usar bastante hidratante labial e, de preferência, com FPS para proteger os lábios.

    Gif da Rihanna passando gloss nos lábios e fazendo uma cara de surpresa.
    Rihanna Gif/Reprodução

    Esfoliante para hidratar e acalmar a pele 

    A principal função dos esfoliantes para o rosto é tirar o excesso de células mortas, melhorar a circulação da pele e desobstruir os poros. “Com isso, você terá uma facilidade maior da penetração de ativos na pele, como vitamina C, retinoides e outros produtos de skincare. Após a esfoliação, a pele será hidratada mais facilmente, com uma ação melhor”, complementa.

    Ingredientes

    • 2 colheres de sopa de óleo de coco
    • 2 colheres de sopa e açúcar refinado

    Modo de preparo: Em uma vasilha, misture 2 colheres de sopa de óleo de coco com açúcar refinado (ele é mais fininho e perfeito para pele seca e sensível). Aplique o produto na pele, sempre tomando cuidado com a região dos olhos e fazendo movimentos circulares e suaves por 2 minutos.

    Lembre-se de enxaguar o rosto com água natural ou fria, secar com uma toalha macia, hidratar a pele e aplicar um protetor solar.

    Gif de garota lavando o rosto na frente da pia e passando as mãos pelo rosto
    De preferência para lavar o rosto com água natural ou gelada GIPHY/Reprodução
    Continua após a publicidade

    Máscara relaxante para a região dos olhos

    Julyanna do Valle explica que existem diversos tipos de olheiras, e, para você entender a sua, deve passar por uma avaliação com um dermatologista. Nesse caso, a máscara só vai acalmar a região e auxiliar na hidratação.

    Ingredientes

    • 1/4 de pepino
    • 1/4 de batata
    • Óleo de amêndoas

    Modo de preparo: Separe uma pequena quantidade de pepino e batata inglesa, rale e acrescente uma colherzinha de óleo de amêndoas. Você pode bater os ingredientes na mão ou no liquidificador para formar uma pastinha e aplicar na área dos olhos. Deixe o produto agir na região dos olhos por 20 minutos e depois enxágue normalmente.

    ...
    Esta máscara é perfeita para relaxar a região os olhos Jupiterimages/Getty Images

    Máscara de hidratação para o rosto

    Estamos no inverno, e essa época do ano muitas vezes requer um cuidado redobrado quando se trata de pele e hidratação. Para isso, temos uma receita bem levinha e gostosa para você experimentar por aí e deixar o rosto hidratado, diminuir a irritação e, de quebra, se beneficiar com as propriedades antibacterianas do iorgute.

    Ingredientes

    • 1/2 embalagem de iorgute natural
    • 1 colher de sopa de mel

    OU

    • 1 colher de abacate amassado
    • 1 colher de sopa de mel
    • 1 colher de sopa de óleo de rosa mosqueta

    Modo de preparo: Fácil e prático, misture 1/2 embalagem de iorgute natural com 1 colher de sopa e mel, ou abacate, mel e óleo de rosa mosquete. Depois de pronta, uma dica certeira é aplicar um pouquinho da máscara no dorso da mão e ver como ela reage e apresenta sinais de irritação. Se estiver tudo ok, aplique a máscara na pele e deixe agir por 15 minutinhos e depois enxágue.

    Mulher olhando para o lado com uma das mãos no queixo e a outra segurando metade de um avocado e usando toalha no corpo e com rabo de cavalo baixo
    Opções de ingredientes delícia para sua máscara de hidratação Getty Images/Getty Images

    Mix de óleos para hidratar o corpo

    Para além dos cuidados e receitinhas anteriores, você pode aproveitar o mesmo esfoliante que fizer para o rosto, dobrando a quantidade, claro, para aplicar em pontos localizados do corpo, como cotovelo, bumbum, joelho e calcanhar. Abuse do óleo de amêndoas com gotinhas e óleo de rosa mosqueta!

    Lembrando que o ideal é ter um acompanhamento com um dermatologista para entender quais receitas são mais adequadas para o seu tipo de pele, ok?

    Quem deu as informações: Julyanna do Valle, médica dermatologista. 

    Continua após a publicidade

    Publicidade