Por que meu cabelo não cresce?

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 20h10 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

O normal é que o cabelo cresça cerca de 1 cm por mês e, mesmo com tratamento indicado por dermatologistas, é quase impossível fazer com que chegue a muito mais do que 1,2 cm. Em cabelos cacheados é mais difícil de ver esse comprimento, mas ele está lá!

Se você percebeu que o seu cabelo não está atingindo essa marca, pode ser por vários motivos. Os principais são:

– alimentação incorreta. Quando faltam nutrientes na sua alimentação, o organismo é seletivo e só os envia para os órgãos mais importantes, deixando o couro cabeludo desnutrido.

– tratamentos químicos em excesso, que enfraquecem o fio.

– problemas como caspa e seborréia, que deixam os folículos obstruídos.

– disposição genética. Japonesas, por exemplo, têm um ciclo de crescimento e queda dos fios mais longo que as negras.

Continua após a publicidade

– estresse, que dificulta a circulação do sangue.

Para estimular o crescimento dos fios, aposte nessas dicas:

– lave os fios com água morna e lembre-se de massagear bem o couro cabeludo com os dedos, sem usar as unhas. Isso estimula a circulação sanguínea no local, liberando nutrientes que ajudam no crescimento.

– Tenha uma alimentação rica em proteínas (encontrada em carnes, ovos, queijo e derivados) e zinco (presente nos grãos integrais e gema de ovo, por exemplo). Esses nutrientes fortalecem e estimulam o crescimento dos fios.

– Cortar o cabelo não influencia no crescimento, mas ao retirar as pontas danificadas há menos chances do fio quebrar e, conseqüentemente, interromper o seu crescimento.

Se você quer deixar o cabelo crescer, tirar dois dedos a cada três meses já é o suficiente para eliminar essas pontas e manter o cabelo saudável. Quem tem cabelo cacheado pode agüentar até seis meses sem cortar, desde que tenha corte repicado, assim ele cresce bonito. Para evitar que as pontas fiquem ressecadas, invista na hidratação.

Continua após a publicidade

Publicidade