Continua após publicidade

Por que é preciso passar protetor solar antes da esmaltação em gel

Dermatologista explica a importância do cuidado antes de fazer essa técnica nas unhas

Por Sofia Duarte Atualizado em 29 out 2024, 19h00 - Publicado em 4 fev 2023, 10h00

Se você está acostumada a fazer esmaltação em gel nas unhas ou pretende testar essa técnica em algum momento, é preciso se atentar ao uso do protetor solar. Quer entender por que esse cuidado é fundamental antes da manicure? A gente te explica!

O esmalte em gel costuma ser uma escolha para quem busca unhas coloridas por mais tempo, uma vez que pode durar de 15 a 20 dias. Acontece que, para reproduzir essa técnica, a profissional vai precisar de uma cabine de luz de LED ou ultravioleta, à qual a mão é levada a cada aplicação do esmalte e, assim, forma-se uma camada rígida em cima das unhas.

Pensando nesse processo, a dermatologista Dra. Raissa Monteiro Tetilla reforça a importância de passar filtro solar cerca de 20 minutos antes de realizar a esmaltação em gel. “As máquinas de unha em gel também são fonte de raios UV, podendo causar câncer de pele, e, portanto, o uso do protetor solar é indispensável. Sempre lembre-se de passar no dorso da mão, entre os dedos e na região do punho.” Como não foi comprovado um tempo seguro para ficar com as mãos dentro desse aparelho, nunca é demais se prevenir, né?

Garota negra no banheiro aplicando protetor solar nas mãos
Protetor solar nas mãos e punhos Getty Images/Getty Images

Além disso, o protetor solar pode trazer outros benefícios, viu? “Ele vai aliviar o dano tecidual que as máquinas de fazer unha em gel causam, evitando o aparecimento de rugas, manchas e a perda do colágeno, mantendo as nossas mãos bonitas e jovens por mais tempo“, completa a especialista.

“É bom ressaltar que as nossas mãos estão sempre expostas ao sol, então, para mantê-las saudáveis, o protetor solar deve fazer parte da sua rotina diária”, finaliza. Ou seja, deu para perceber que esse produto é importante para todas as áreas do nosso corpo!

Fica a dica para a próxima vez em que você for usar esmaltes em gel e colocar as mãos em uma cabine de LED, hein?

Quem colaborou nesta matéria: Dra. Raissa Monteiro Tetilla, dermatologista da Skin Science Institute, clínica do Grupo Giovana Moraes.

Publicidade