Os principais cuidados para remover a maquiagem, segundo Vanessa Rozan

Produtos com validade em dia, eficientes e conscientes podem ser uma boa pedida!

Por Taya Nicaccio 22 abr 2022, 18h30

Apostar em uma grande produção básica ou elaborada tornou-se um passo quase que indispensável na vida de muitas meninas, não é mesmo? Um rímel aqui, um delineador ali e por aí vai. Mas convenhamos, um dia ou outro, mesmo não sendo recomendado, a maquiagem acaba passando uma noite inteirinha de sono depositada em nosso rosto.

Pensando em praticidade, uma pele limpa e saudável e como remover a maquiagem no dia a dia sem deixar resíduos, conversamos com Vanessa Rozan, maquiadora, professora e apresentadora, para te ajudar com dicas e truques de sucesso. Preparada? Vem conferir!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vanessa Rozan (@vanessarozan)

Segundo a profissional, a nossa relação com a pele também deve ser sobre fazer escolhas conscientes. Sempre pensando na saúde da pele e em sua longevidade ao lado de um olhar criterioso sobre o que é preciso e o que não é.

Apesar de já trabalhar com beleza, aprendi muito com minha mãe quando ela foi estudar cosmetologia e trouxe informações que, até então, como consumidora e maquiadora não sabia do produto.”

“Eu era daquele tipo de pessoa que lavava o rosto de manhã com esfoliante e minha mãe dizia “não” – não é assim. Todo dia eu estou aprendendo alguma coisa com ela sobre isso. Minha relação com a beleza é pensar o corpo e a pele a longo prazo. Quero cuidar da minha pele e mantê-la saudável, íntegra no melhor que ela pode apresentar”, conta a Rozan em entrevista à CAPRICHO, no Liceu da Maquiagem.

Imagem mostra jovem usando um lenço umedecido para remover a maquiagem, com um fundo azul turquesa.
Cropped shot of a beautiful young woman using a wet wipe to remove her makeup Delmaine Donson/Getty Images

A importância da remoção da maquiagem e seus resíduos

A maquiadora explica que optar por fórmulas e empresas idôneas e que trabalhem com uma devolutiva para o meio ambiente pode ser uma boa pedida. “Apostar em uma remoção eficiente da maquiagem pode garantir que você não desenvolva acne no futuro e que sua pele fique íntegra e saudável sem remover o manto hidrolipídico – capa natural que temos de proteção – da pele.”

Continua após a publicidade

Ao remover essa capa tão importante para a proteção da pele, o efeito rebote ocorre e como consequência o aparecimento de mais espinhas e oleosidade se tornam inevitáveis. Por isso, pense nesse leque de possibilidades sempre! Nas palavras da profissional, tem coisas que você pode ceder e outras não.

Gif da atriz Indya Moore com toalha rosa na cabeça passando creme no rosto em frente a um espelho
Indya Moore GIPHY/Reprodução

Como remover a maquiagem?

“Hoje vejo muitas meninas apostando em bases de altíssima cobertura, sem saber fazer uma remoção adequada. Apesar de ser um produto maravilhoso, a água micelar não remove toda maquiagem e isso é uma porta aberta para acne, ainda mais em um período que isso está muito suscetível [adolescência] e tem toda uma revolução hormonal acontecendo”, adiciona.

5 passos para cuidar da pele e remover a maquiagem

  • Não esfregue o rosto com as mãos, algodão ou lenço; 
  • Seque o rosto com uma toalha dando leves batidinhas;
  • Não use, de forma alguma, água quente para lavar o rosto;
  • Cuide da sua pele e crie uma rotina constante de cuidados;
  • Aposte em produtos que façam a remoção eficaz da maquiagem.

Confira o top 3 demaquilantes indicados e usados pela maquiadora:

editando...
Linha de demaquilantes Bioré Divulgação/Divulgação

1. Óleo Demaquilante Facial Bioré/Cleansing Oil, 230ml

2. Sérum Demaquilante Facial Bioré/Cleansing Serum, 230ml

3. Gel Demaquilante Facil Bioré/Cleansing Oil, 170ml

De olho na validade e em outros cuidados essenciais

Para além dos cuidados na hora de remover a maquiagem, se atentar aos produtos escolhidos e aplicados anteriormente também é muito importante. Confira, por exemplo, se o seu batom e rímel favoritos não estão vencidos. “Precisamos pensar primeiro na saúde da pele, segundo numa fórmula que cuide da mesma durante o uso e, principalmente, que não seja agressiva e cheia de conservantes e fragrância”, finaliza a profissional.

    E aí, preparada para colocar as dicas da Vanessa Rozan em prática? Conta pra gente!

    *As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

    Continua após a publicidade

    Publicidade