Os perigos do “desafio dos dentes brancos” que virou mania do TikTok

Vídeos publicados na rede social mostram receitas caseiras que podem prejudicar a saúde da boca

Por Sofia Duarte Atualizado em 22 out 2021, 13h28 - Publicado em 23 out 2021, 10h00

Já aconteceu de você estar rolando a aba For You do TikTok e se deparar com um “tutorial” para deixar os dentes brancos? As hashtags #dentebranco e #whiteteethchallenge têm milhões de visualizações no aplicativo e mostram vídeos de usuários testando truques para fazer um clareamento caseiro nos dentes. Mas, precisamos ficar atentos aos perigos que algumas ~dicas~ podem trazer à saúde da nossa boca, viu?

Bicarbonato, gel branqueador, colocar sal na pasta, escovar com carvão ativado, limão… Esses são exemplos dos ingredientes que viralizaram na rede social, e os especialistas alertam para os riscos que um clareamento sem supervisão de um profissional da área da odontologia pode trazer. “A maioria desses produtos possuem abrasivos que são prejudiciais ao esmalte dental, fazendo com que esse esmalte se desgaste e prejudique a saúde dos dentes. Fora que o paciente pode ter alergia a algum componente da fórmula (que não é preparada para clareamento) e isso pode levar a queimaduras gravíssimas nas gengivas”, explica o cirurgião-dentista Reginaldo Júnior.

Harry Styles escovando os dentes
Harry Styles GIF/Reprodução

Outro aspecto importante que é legal observarmos são os influenciadores que divulgam produtos para clareamento dentário. O Dr. Reginaldo explica que muitos deles já têm lentes de contato nos dentes. “Se eles possuem lente de contato dental, nenhum tipo de clareamento vai funcionar, uma vez que as lentes já vêm com o branco de laboratório e não clareiam com nenhum tipo de produto.”

Ou seja, se você tem vontade de fazer esse procedimento, busque um dentista da sua confiança que vai indicar a forma adequada para o seu caso. “No consultório, as técnicas utilizadas podem ser um clareamento feito à laser, que é mais rápido, ou o clareamento caseiro, no qual o paciente recebe uma moldeira feita especialmente para sua arcada dentária e o dentista oferece um gel clareador com a proporção, que varia de acordo com o grau do clareamento“, afirma o Dr. Márcio José Ramos. “Os clareamentos mais rápidos expõem mais à sensibilidade, então o dentista vai dosar conforme a sensibilidade do dente do paciente qual será o melhor jeito.”

Então, não é que o clareamento caseiro é contraindicado, viu? Desde que feito de forma responsável e com acompanhamento adequado, pode trazer bons resultados. “As moldeiras personalizadas para cada paciente protegem a gengiva e evitam queimaduras e processos alérgicos“, reforça o Dr. Reginaldo Júnior.

“O clareamento caseiro, além de muito indicado, tem uma durabilidade muito boa, quando feito de forma correta. Confeccionamos moldeiras individuais e personalizadas, trazendo para cada paciente o conforto do tratamento como deve ser feito”, completa.

Quem deu as informações: Dr. Márcio José Ramos, cirurgião-dentista; Dr. Reginaldo Júnior, cirurgião-dentista

Continua após a publicidade

Publicidade