Os cuidados que você precisa ter com sua escova de dente

Acredite, estas dicas são superimportantes para uma boa saúde bucal!

Cuidar dos dentes é uma tarefa com a qual já estamos acostumadas, certo? Mas uma boa saúde bucal também exige dedicação e disciplina. E a nossa principal aliada nisso é a escova de dente! Será que você está tratando ela bem? Reunimos aqui algumas dicas que irão fazer toda a diferença no cuidado com esta ferramenta indispensável do nosso dia a dia! 

Entre tantas opções, qual escolher? 
Fala a verdade, é tanta variedade que fica até difícil escolher uma escova de dente, né? Vamos te ajudar, então! As mais indicadas para a escovação diária são aquelas que possuem cerdas macias ou ultramacias, porque não agridem a gengiva e fazem a limpeza de uma maneira mais eficiente. Escovas com cabeças pequenas também são recomendadas por facilitarem o acesso a espaços menores. E uma dica: passe longe de cerdas duras, elas podem machucar!

Faça a troca regularmente
A escova de dente deve ser trocada, em média, a cada 3 meses. Mas fique atenta, isso pode variar de acordo com a pressão exercida, qualidade da escova e número de escovações diárias. Percebeu que as cerdas começaram a deformar? Sinal de que está na hora de fazer a substituição! Ah, a troca também é recomendada após gripes e resfriados. Isso porque fungos e bactérias podem se alojar na ferramenta e levar a uma nova infecção.

audrey-escova-de-dente-1

 (GIF/Reprodução)

Mãos à obra!
Na hora da escovação, os movimentos devem ser curtos, contínuos e sem muita pressão (para não machucar a gengiva), passando pela parte externa e interna de todos os dentes. Ah, sem esquecer a língua, viu? Todo esse ritual deve levar, pelo menos, dois minutos. Mas vale ressaltar que a higienização só estará completa com o uso do fio dental, que deve ser feita, no mínimo, uma vez ao dia!

Aparelho = cuidado redobrado
Quem usa aparelho deve prestar ainda mais atenção na força que se está colocando na escova, assim como na deformação das cerdas, que acontece mais rapidamente. As trocas em geral são mais frequentes. Hoje em dia, também já existem escovas próprias para quem usa aparelho e os dentistas indicam o uso da versão com um único tufo, que ajuda na limpeza ao redor dos bráquetes. 

harry-escova-de-dentes

 (GIF/Reprodução)

Terminou de escovar? Agora, você tem uma tarefa!
Após a escovação, é bem importante lavar o objeto com água e remover todos os resíduos de creme dental e sujeira. Borrifar um pouco de antisséptico bucal também ajuda na higienização. E lembre-se também de lavar os protetores de cerdas com água e sabão neutro ou com o antisséptico bucal.

Qual a melhor maneira de guardar a escova de dente? 
Sabe aqueles estojos próprios para isso? Eles só são indicados para transporte, pois ambientes fechados facilitam a proliferação de fungos e bactérias! No dia dia, o ideal é que a escova seja guardada na posição vertical, para que a água não fique acumulada. E, se você costuma deixar sua escova no banheiro, é importante mantê-la o mais distante possível do vaso sanitário e colocar um protetor de cerdas com abertura para circulação de ar.

Atenção a estes hábitos!
Para manter uma boa higienização da escova de dente, é preciso ficar de olho: não a deixe em cima da pia, não guarde a ferramenta molhada e sem limpá-la bem, evite o contato com cerdas de outras escovas, não enxugue com a toalha e não armazene em um lugar úmido e sem proteção de cerdas.

Quem deu as informações: os dentistas Ernani Calvete, do Kurotel; Greice Brito, da Edel White; e Vivian Borges, da IVB Odontologia Estética. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s