Continua após publicidade

Os cuidados que deixam sua pele saudável e hidratada durante o inverno

Seu corpo e seu rosto requerem uma atenção especial nos dias de frio

Por Taya Nicaccio Atualizado em 29 out 2024, 15h36 - Publicado em 11 jul 2024, 15h00

Os dias de baixas temperaturas estão dando as caras, pelo menos em algumas regiões do Brasil, e a pele merece uma atenção redobrada nessa época do ano. Mas, afinal, você sabe quais são os cuidados necessários para mantê-la saudável e durante o inverno? Separamos dicas e produtos certeiros para você experimentar em casa e dizer adeus à pele ressecada!

A importância de cuidar da pele durante as baixas temperaturas

Ana Clara Brathwaite, biomédica pós-graduada em Saúde Estética, explica que o inverno é uma estação do ano em que o ambiente fica mais seco. “Por conta dessa baixa umidade, a pele tende a perder mais água para o meio do que durante o verão, por exemplo, e ficar mais ressecada. Esse ressecamento acarreta em uma pele mais sensível por conta da diminuição da integridade da barreira cutânea“, conta à CAPRICHO. “Nesse período de dias mais frios e secos, os cuidados tornam-se indispensáveis para manter a saúde da pele. As baixas temperaturas exigem um cuidado redobrado, principalmente no quesito hidratação”, afirma.

“A pele ressecada perde a integridade da barreira cutânea, que é a primeira barreira de proteção do nosso corpo contra agentes externos. Ou seja, uma pele ressecada facilita o aparecimento de manchas, envelhecimento e até mesmo doenças de pele. Além da hidratação, não podemos nos esquecer do protetor solar, pois, mesmo em dias frios, temos exposições à radiação ultravioleta vinda do sol”, orienta a profissional.

Gif da atriz Indya Moore com toalha rosa na cabeça passando creme no rosto em frente a um espelho
Indya Moore GIPHY/Reprodução

O que pode ocasionar o ressecamento da pele?

De acordo com a especialista, a falta de umidade no ambiente é o principal responsável por causar esse ressecamento. “Além disso, o uso de alguns ácidos, como o retinóico, e alguns procedimentos estéticos, como microagulhamento e peelings, podem ressecar e sensibilizar a pele por um período. Por isso, o uso de hidratantes regeneradores é essencial nessa fase pós-procedimento. O tratamento e prevenção são feitos com o uso de hidratantes, tanto oclusivos como umectantes.”

Continua após a publicidade

Cuidado ao tomar banho quente 

Não tem jeito! No frio, a gente adora tomar aquele banho quentinho, mas o ideal é sempre tomar banhos não muito quentes para diminuir a agressão da pele.

“Uma boa dica é hidratar a pele logo em seguida ao banho com óleos faciais ou hidratantes de banho. Caso a pele tenha uma maior tendência ao ressecamento natural, após o banho você pode complementar com hidratantes que possuem características mais densas e oleosas. Assim, diminuiremos a perda de água para o ambiente”, explica a biomédica.

Imagem mostra mulher negra lavando o cabelo. A jovem está sorrindo de olhos fechando, enquanto a água cai sobre os seus fios cacheados e castanho escuro.
Mulher lavando o cabelo Ridofranz/Getty Images
Continua após a publicidade

Top 10 dicas para manter a pele hidratada

1. Higienize a pele com sabonetes menos agressivos e com pH fisiológico;
2. Não tome banhos muito longos quando utilizar águas mais quentes;
3. Utilize buchas e esponjas corporais apenas de 15 em 15 dias durante o período mais frio e seco;
4. Utilize óleos hidratantes corporais durante o banho;
5. Após o banho, prefira hidratantes mais densos;
6. Faça hidratação facial duas vezes ao dia;
7. Use hidratantes com ativos tanto umectantes como oclusivos;
8. Escolha protetores solares mais hidratantes nesse período;
9. O uso de água termal auxilia na hidratação, caso se exponha muito ao frio;
10. Beba muita água! Sem ela, sua pele permanecerá desidratada.

Lembrando que o ideal é ter um acompanhamento com um dermatologista para entender quais produtos são mais adequados para a sua pele, ok?

Quem deu as informações: Ana Clara Brathwaite, Biomédica pós-graduada em Saúde Estética, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela UNB.

Publicidade