Entenda o que são as manchas brancas e ondulações nas unhas

A CH conversou com dermatologistas, explicam possíveis causas e tratamentos. Tem jeito, viu?

Por Sofia Duarte Atualizado em 25 jul 2022, 12h27 - Publicado em 23 jul 2022, 10h00

Você já reparou algumas manchinhas brancas nas suas unhas ou notou uma textura ondulada diferente? Se a resposta for sim, já te adiantamos que não precisa ficar desesperada ou neurótica com isso, tá? A CAPRICHO conversou com as dermatologistas Dra. Fabiana Seidl e Dra. Giovana Moraes para te explicar o que esses sinais podem significar. Vem entender!

O que significam as manchas brancas nas unhas?

Essa condição é chamada de leuconíquia e pode ter várias causas diferentes, mas a Dra. Fabiana Seidl conta que a principal delas é algum trauma na matriz das unhas. “Esse trauma pode acontecer quando empurramos a cutícula com a espátula ou ao roer e puxar as cutículas. Eles não são causados por nenhuma falta de nutrientes. Após o seu aparecimento não há tratamento, e ela vai sair a medida que a unha for crescendo.”

A Dra. Giovana Moraes completa dizendo que outros traumas podem ser mordidas ou prender a unha em uma porta, por exemplo, e que essas manchas ainda podem surgir por variações hormonais ou reação ao esmalte. No entanto, na maioria das vezes, não têm relevância clínica nenhuma, salvo algumas exceções. Então, pode ficar tranquila, viu? “A leuconíquia costuma ser inofensiva. Ela só deve levantar alguma suspeita se começar a aparecer com muita frequência e o paciente apresentar junto outros sintomas. […] E, aí, vale a pena fazer uma investigação mais próxima com um dermatologista.”

Gif de unhas passando esmalte
Unhas Gif/Reprodução

E a textura ondulada?

A Dra. Fabiana Seidl afirma que a textura ondulada das unhas acontece pelo aparecimento das linhas de Beau. “Essas linhas representam uma parada e posterior retomada no crescimento das unhas e podem aparecer por diversos motivos, desde traumas na manicure, quimioterapia, cirurgias, desnutrição e infecções. Não existe forma de tratar essas ondulações, somente esperar que a unha cresça de forma normal. Porém, se a causa do aparecimento das linhas transversais permanecer, provavelmente as ondulações continuarão a surgir.”

Outra causa de alteração nas unhas é o envelhecimento e também o déficit nutricional devido à anemia, segundo a Dra. Giovana Moraes, que pode ser notada com unhas mais fracas, quebradiças e opacas, além de outros sintomas, como cansaço excessivo e dor de cabeça constante. “Nesses casos, é importante consultar um dermatologista para que seja feito um diagnóstico através do exame clínico. Feito isso, o tratamento envolve reposição de ferro e outras vitaminas.”

Ou seja, não se desespere em nenhum desses casos, combinado? Mas, claro, sempre vale fazer uma consulta com o seu dermatologista! 😉

Quem deu as informações: Dra. Fabiana Seidl, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; Dra. Giovana Moraes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretora clínica do Grupo Giovana Moraes

Continua após a publicidade

Publicidade