O bronzeado que você pode ter de acordo com o seu tom de pele

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 09h26 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44
tomando-sol
Foto: Thinkstock

Não basta ficar lagarteando ao sol para ficar morenaça. É que a grande responsável pela pigmentação da nossa pele é a melanina e a capacidade de produzir melanina varia muito de pessoa para pessoa. Traduzindo: peles brancas produzem menos melanina que peles escuras. E é por isso que a sua amiga consegue ficar super morena-dourada e você não sai do vermelho-pimentão.

Isso não dá pra mudar. Mas, conhecendo os limites dá sua pele, dá pra trabalhar a favor de uma cor bonita e possível. Siga as dicas:

 

SUPERBRANCAS

Limite do bronzeado
Não adianta, você não nasceu pra ser morena. Por mais sol que você tome, não vai nunca sair do tom vermelho. Se insistir demais, vai ficar ardida e, em poucos dias, descascar. E além de não ser nada saudável, também não é nem um pouco bonito.

Como ficar mais bonita?
Se protegendo pra não ficar vermelha. O protetor solar deve ter fator 60, no mínimo. Fique sempre na sombra e use um chapéu para poupar o rosto dos raios solares.  Para ganhar um tom mais dourado, invista em autobronzeador – uma boa maneira de ganhar cor sem acabar com a pele.

pele-protetor-solar
Foto: Thinkstock

BRANCAS

Limite do bronzeado
Um leve tom mais escuro que a sua pele, que perderá o branco-vestibular e passará para um branco coradinho.

Continua após a publicidade

Como ficar com a cor mais bonita?
Tenha paciência e se exponha aos poucos ao sol. Na primeira semana, passe um protetor 60 e fique 20 minutos por dia no sol. Na semana seguinte, diminua a exposição para 10 minutos e siga assim até o fim do verão. Durante esse tempo, invista em alimentos de cores fortes, como cenoura, manga, mamão e brócolis, que são ricos em betacaroteno e estimulam a produção de melanina. Assim, você mantem a pele bonita e sem descascar durante toda a temporada

 

MORENAS

Limite do bronzeado
Como sua pele produz melanina facilmente, você pode ganhar o tom moreno-sonho, bem mais escuro que a sua pele.

Como ficar mais bonita
Não abra mão do protetor solar. Mesmo as peles mais morenas, podem ficar ressecadas e descascar com o excesso de exposição ao sol (sem contar os riscos pra saúde). Escolha um protetor fator 3o para o corpo e 50 para o rosto, que vai evitar manchas e o envelhecimento precoce dessa região.

 

NEGRA

Limite do bronzeado
Sua pele vai ficar cada vez mais negra. Bem cuidada, pode ganhar um aspecto mais brilhante!

Como ficar mais bonita
Use um filtro 15 e não fique mais do que 40 minutos por dia no sol, para evitar pele manchada e ressecada. Para garantir brilho, beba muita água, evite banhos muito quentes e capriche no hidratante após o banho.

Continua após a publicidade

Publicidade