Continua após publicidade

Niina Secrets superou inseguranças e virou referência no mercado de beleza

"O ato de se maquiar é um momento de conexão", diz influenciadora em entrevista à CAPRICHO

Por Sofia Duarte Atualizado em 29 out 2024, 15h49 - Publicado em 15 Maio 2024, 11h00
Continua após publicidade
B

runa Santina, mais conhecida como Niina Secrets, criou seu canal de YouTube para falar sobre beleza em 2010 e virou precursora do movimento de influenciadoras desse nicho na internet. Até que, em 2020, extrapolou esse título ao se tornar empreendedora da sua própria linha de cosméticos em parceria com a Eudora, que busca trazer inovação e acolhimento para os consumidores. Agora, Niina completa 30 anos de idade e celebra essa nova fase com uma coleção de aniversário e, em entrevista à CAPRICHO, ela olha para o início de sua carreira, sua relação com autoestima e revela seus próximos passos profissionais.

“Chegar aos 30 anos é uma mistura de emoções, mas eu tô muito animada para viver essa essa nova fase da vida. Sinto que é um momento de muito amadurecimento. Eu tô na internet há muito tempo, desde adolescente, já vivi muitos momentos com as minhas seguidoras, e agora completar 30 anos é um marco, um momento de mulher empresária conquistando muitas coisas”, afirma.

A nova coleção comemorativa da linha Niina Secrets, que chega ainda este mês nas lojas e e-commerces, conta com uma nova máscara de cílios, um delineador de brilhos e um batom cremoso que vem com um anel ajustável. “É como se fosse um anel da amizade. Eu vou usar e as minhas seguidoras também, e nós estaremos conectadas.”

Coleção comemorativa de 30 anos da linha Niina Secrets
Coleção comemorativa de 30 anos da linha Niina Secrets Eudora/Divulgação

Niina reflete a respeito das mudanças do mercado de influência desde quando ela começou e ressalta a importância da diversidade nas redes sociais. “Não diria que o mercado está saturado. Ele está cheio de criadores de conteúdo desse segmento de beleza, mas eu acredito que quem se destaca é aquela pessoa que encontra um diferencial, seja na forma de se expressar, no formato do vídeo, em uma plataforma que ela gosta… Eu sempre acreditei que tem espaço para todo mundo e que quanto mais pessoas falando sobre isso, mais o mercado se fortalece.”

A beleza é um universo em que a gente gera transformação e as pessoas se sentem mais confiantes e poderosas.

Niina Secrets

A gente precisa de pessoas diversas, com um posicionamentos diferentes, estilos diferentes, tons de pele, tipos de cabelo, corpos… Você só tem que encontrar o seu tom, a sua voz e criar sua comunidade. Mas eu gosto muito de fazer parte disso, a beleza é um universo em que a gente gera transformação e as pessoas se sentem mais confiantes e poderosas”, completa.

A própria relação da Niina com beleza já sofreu modificações. “Quando eu comecei, as minhas preocupações e insegurança eram outras, eu era adolescente, estava na escola, aprendendo a me maquiar. Eu gostava muito de maquiagem, mas não era expert no assunto e, aos poucos, eu fui realmente me aprofundando. Agora, minha relação com beleza é muito mais profunda, pensando no trabalho, na minha carreira, na minha marca e na minha vida pessoal. A gente acaba deixando algumas bobagens e inseguranças de lado depois que a gente cresce e amadurece”, relata.

No entanto, estar exposta na internet significa ser alvo de muitos comentários invasivos e de ódio e que, por vezes, acabam passando pelo ideal de padrão de beleza, que ainda existe e é reforçado pela sociedade. “Os comentários negativos nunca me deixaram levar e eu sempre me enxerguei de uma forma gentil comigo mesma. Ao longo dos anos, a gente vai aprendendo a ser mais gentil com a gente. Na adolescência, tudo é muito mais impactantes, as emoções estão a flor da pele… Hoje, o ato de se maquiar, além de ser muito gostoso, prazeroso e um momento de conexão e de autoexpressão, é o meu trabalho. Estou sempre pensando em novidades, produtos, inovação… Antes, era realmente só um hobby, e hoje mistura os dois.”

Continua após a publicidade

Niina Secrets
Niina Secrets Eudora/Divulgação

Por isso, o conselho da influenciadora para quem está na casa dos 15 anos é tentar olhar a maquiagem realmente como um instrumento de criatividade. “Os 15 anos envolvem muitas descobertas, um turbilhão de emoções, e a gente precisa ser gentil com a gente mesmo e enxergar a maquiagem como uma ferramenta de autoexpressão para se divertir. Hoje, a gente tem exemplos muito legais de diversidade, então encontrar alguém que você consiga se identificar e usar a maquiagem como realmente essa ferramenta para você se divertir, se descobrir, mas de forma leve e prazerosa, sem tanta pressão. A internet atualmente permite outros exemplos, lógico, a pressão do padrão de beleza ainda existe, mas acredito que hoje seja mais leve, então se permita, se descubra e, acima de tudo, se divirta.”

Niina também compartilha sua visão acerca do mercado de beleza brasileiro em si, ressaltando os avanços dos últimos tempos e as necessidades específicas da população daqui. “Ao longo desses anos, fui aprendendo como é num mercado desafiador e como é difícil empreender no Brasil. Como a gente tem limitações, mas ainda assim as marcas brasileiras conseguem passar por cima e trazer muita coisa legal, como esse mercado está aquecido e com muita concorrência boa que te fazer querer superar e aprimorar.”

“As tendências vêm muito de fora e chegam no Brasil um pouco depois, mas o que eu tenho percebido é como isso está mais rápido, o que mostra como os consumidores brasileiros também estão olhando essas tendências lá de fora e desejando ter essas novidades. Apesar disso, o Brasil é um mercado único, um país enorme que tem suas singularidades, incluindo tipo e tons de pele e de cabelo, e, por isso, a gente acaba criando e lançando tendências nossas únicas que não têm em nenhum outro lugar do mundo.”

View this post on Instagram

A post shared by Linha Niina Secrets (@linhaniinasecrets)

Continua após a publicidade

Para o futuro, o desejo é fortalecer ainda mais essa marca que tem apenas quatro anos e já atrai muitos olhares em termos de inovação de beleza. “Eu fico muito orgulhosa das nossas conquistas como marca, sendo ainda um baby assim no mercado. E isso é só o começo. Meu foco é realmente expandir a marca, eu quero que ela seja conhecida no Brasil inteiro e que a gente conquiste cada vez mais novos consumidores, que ela cresça para além de mim, que seja muito maior do que a Niina Secrets pessoa física. Eu acredito que temos esse potencial de estourar essa bolha. E, para a minha vida pessoal, com os 30 anos, o meu desejo é começar minha família, pensar em engravidar, ter filhos e curtir esse momento família.” <3

Publicidade