Mito ou verdade: vinagre de maçã faz bem para o cabelo?

A CH consultou especialistas para saber se o produto realmente funciona

Por Beatriz Arruda - Atualizado em 3 jan 2020, 11h01 - Publicado em 3 jan 2020, 10h01

Um cabelo saudável, hidratado e com muito brilho. Esta aí uma coisa que muita gente quer, né? De tempos em tempos, viraliza por aí algum produto caseiro que promete fazer um verdadeiro milagre. Um dos mais recentes é o vinagre de maçã! A grande questão é saber se realmente funciona… Por isso, a CH conversou com dermatologistas para entender se as propriedades desse item que encontramos na cozinha realmente fazem bem para os fios. 

mito-ou-verdade
Acervo/Dedoc

É verdade! O vinagre de maçã possui diversas propriedades que podem beneficiar o cabelo. Por ter um pH menor e ser uma substância ácida, contribui para o fechamento das cutículas abertas, o que diminui o frizz e dá brilho. Além disso, a acidez do ingrediente ajuda no equilíbrio do pH dos fios, que deve variar entre 4,5 e 5,5 (um pH muito alcalino, acima de 7, pode deixar o cabelo ressecado e quebradiço).

Mas não é só isso! O vinagre também tem ação antibacteriana e antifúngica, auxiliando na limpeza do couro cabeludo e até em alguns casos de caspa.

Quer testar? Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna, aplicando nos fios após a lavagem e enxaguando depois de agir por cerca de 10 minutos. Ele é liberado para todos os tipos de cabelo, mas quem tem o couro cabeludo mais sensível ou com feridas deve evitar o uso, pois a acidez pode irritar ou piorar a lesão.

Continua após a publicidade

Atualmente, alguns produtos específicos para o cabelo levam as propriedades do vinagre de maçã em suas fórmulas. E apesar da misturinha caseira não ser prejudicial, o mais indicado é usar estes itens que já foram testados, ok?

Quem deu as informações: as dermatologistas Camila Meccia e Michele Haikal.  

Publicidade