Mito ou verdade: maquiagem com FPS substitui o protetor solar?

A CH conversou com especialistas para tirar esta dúvida

Por Beatriz Arruda - Atualizado em 20 dez 2019, 17h58 - Publicado em 22 dez 2018, 10h01

Seguir uma rotina regradinha de cuidados com a pele não é tarefa superfácil, mas é algo bem necessário! O que muita gente faz é tentar simplificar as etapas. Filtro solar é fundamental, então por que não usar maquiagens que possuem FPS para deixar tudo mais fácil? Calma, não é bem assim. A CH conversou com dermatologistas e vai te responder se os makes com fator de proteção podem substituir, de fato, o protetor. 

maquiagem-protetor-solar-fps
Acervo/Dedoc

Apesar de potencializar a proteção, os makes com FPS não substituem o filtro. Isso porque o fator que esses produtos normalmente têm varia de 15 a 20, e o mínimo recomendado é 30. Além disso, a quantidade de maquiagem utilizada costuma ser bem menor do que a medida indicada de protetor – uma colher de chá para todo o rosto e o pescoço.

Por isso, o ideal mesmo é aplicar o protetor solar e, depois, fazer o make. É importante ressaltar também que o FPS não pode ser “somado”. Ou seja: se você usou um filtro com fator de proteção 30 e uma base com FPS 15, a proteção não será equivalente a 45 – geralmente será menor que a soma.

gif-aplicar-po
GIF/Reprodução

Agora, para o protetor não atrapalhar o acabamento do make, a dica é procurar por um produto específico para o seu tipo de pele. Assim, ele vai se adaptar melhor e as chances de interferir na maquiagem são menores. Quem tem pele oleosa pode apostar em um filtro oil free e com textura em gel. Para peles normais e secas, as versões mais cremosas estão liberadas.

Se você quer deixar a rotina mais fácil, invista em um protetor solar com cor, que realmente foi feito com a intenção de proteger. Diferente da maquiagem, em que o FPS é um plus.

Quem deu as informações: Dra. Emily Alvernaz, médica com especialização em Dermatologia; Dra. Tatiana Gabbi, dermatologista; e Dra. Laís Leonor de Rezende, dermatologista da clínica Dr. André Braz. 

Continua após a publicidade
Publicidade