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Mari Saad diz estar arrependida após ser acusada de racismo com MASCAVO

Nova marca de maquiagem da influenciadora foi alvo de críticas por ter produtos que não funcionam em peles negras e retintas.

Por Duda Cardim 4 nov 2024, 20h00
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riticada por racismo e negligência ao lançar a MASCAVO, sua nova marca de maquiagem, a empresária e influenciadora Mariana Saad, disse estar arrependida. Em post em suas redes sociais no último domingo (3), ela afirma que “sabe que existe uma grande dor e uma frustração acontecendo” e que, “antes de qualquer coisa”, assume suas responsabilidades.

Após de muita espera e ansiedade do público, a linha de beleza decepcionou consumidores por não apresentar uma cartela de cores que atenda à maioria da população brasileira, que é negra; isso em meio também ao lançamento de outras marcas como, por exemplo, a Boca Rosa Beauty, que trouxe inovação ao mercado nacional ao construir 50 cores de base no portifólio.

 

Durante sua explicação e pedido de desculpas, ela afirma que “falhou muito feio” ao não incluir cores que funcionassem em peles negras e retintas. Ela reforça que seu erro não é apenas um detalhe, mas uma responsabilidade e afirma que vai contra seus propósitos.

Assista ao vídeo completo abaixo:

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“Parte de mim achava que estava fazendo as coisas certas na loucura de tantas decisões que é preciso [tomar] para lançar uma empresa. Como tudo na vida, tudo tem suas causas e seus efeitos, eu acho que essa situação não é diferente”, explica Mari. No entanto, muitas pessoas lembraram da linha que ela tinha em parceria com a Oceáne e que era um sucesso.

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No vídeo publicado em suas redes sociais, a influenciadora garante que novas tonalidades serão lançadas e que chegarão mais produtos ao mercado até o primeiro trimestre do próximo ano.

Mas após a exposição nas redes, o pedido de desculpas só acentuou ainda mais as críticas e questionamentos. Comparações com a Boca Rosa Beauty e Bruna Tavares, fizeram surgir dúvidas sobre o posicionamento da empresária: a falta de cores foi uma dificuldade ou, de fato, uma escolha?

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“Eu estou disposta a aprender como ser humano. Um ser humano consciente para construir esse novo capítulo onde a diversidade seja a base do meu trabalho para que esse erro não aconteça mais […] Sem dúvida nenhuma essa situação ela já está me transformando”, finaliza a empresária enquanto pede um novo voto de confiança aos seus consumidores.

Mas, CAPRICHO, o que aconteceu?

Após encerrar sua parceria de sucesso com a Océane, Mari Saad anunciou sua marca de maquiagem independente, a MASCAVO, gerando expectativas em seus antigos consumidores.

Toda a polêmica começou na segunda-feira (28), quando as quatro cores dos contornos em stick e duas dos bronzers em pó foram lançadas oficialmente e aparentavam ser claras demais para peles negras e retintas. Além disso, não havia imagens dos produtos nos chamados swatches, como normalmente é visto em sites de venda de maquiagem.

A questão se intensificou quando outras influenciadoras começaram a receber e testar os produtos. Mari ainda foi aos stories comunicar que o bronzer, um dos alvos das críticas, poderia funcionar como um finalizador, mas não foi o que aconteceu.

“Se não tem cor para a maioria, não tem cor para ninguém”, afirmou Mirella Qualha, influenciadora de beleza. Ela parte de uma informação super importante sobre o nosso país: segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  54% da população brasileira é negra.

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Assista ao vídeo abaixo:

@iamirellaa

Mascavo e a pele negra hein? 🤨 o que acharam desse lançamento? Eu ia esperar chegar os produtos, mas decidi gravar antes pras minhas pretinhas esperarem pra comprar 🤎 #mascavo #marisaad #pelenegra #iamirella

♬ som original – Mirella Qualha

Os preços mais elevados dos itens também foram alvo de debate. O blush em bastão, por exemplo, custa R$ 92, o bronzer R$ 98, e o kit de pincéis com duas espojas R$ 498. Ao que tudo indica, a base, que ainda não foi lançada, vai girar em torno de R$ 140.

Outros pontos levantados pela galera foram em relação à comunicação, alegando que não foi tão efetiva e não mostrou como os produtos se comportam em diferentes tons de pele, e também ao uso excessivo de palavras em inglês para denominar os itens.

A própria Mari Saad publicou vídeos nos Stories do Instagram mostrando cada produto e valorizando suas qualidades. Por exemplo, ela diz que as duas esponjas, uma maior e uma menor, trazem uma tecnologia que permite um acabamento impecável na pele.

A influenciadora também explica que só existem dois tons do bronzer porque ele funciona como ‘um finalizador que traz um brilho bonito e não necessariamente vai fazer uma marcação, um traço no rosto’, ou seja, não é extremamente pigmentado.

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