Aprenda a fazer uma maquiagem com efeito glow natural em poucos passos

O maquiador João Lom ensinou como reproduzir o visual. Confira!

Por Thais Varela Atualizado em 18 set 2020, 15h34 - Publicado em 7 set 2020, 10h35

A pele iluminada e com viço é a tendência da vez na maquiagem. Você também é fã do efeito glow natural? Então fique de olho nas dicas simples do beauty artist João Lom para aderir ao visual.

1. Foco no skincare

“Muita gente acha que para conseguir o efeito glow, basta aplicar o iluminador. Mas não é isso. Primeiro, temos que cuidar da pele e prepará-la. Uma pele viçosa é uma pele saudável”, explica o profissional.

Higienizar a face e hidratar com um produto indicado para o seu tipo de pele são os passos iniciais. “Muita gente fala sobre o primer, porém, ele é muito usado para disfarçar linhas de expressão, poros dilatados… Para o público mais jovem, o produto pode ser substituído por um hidratante ou ser usado o próprio primer hidratante, que não tem essas finalidades de correção”, completa João.

2. Escolhendo a base certa

“Para obter o resultado iluminado, temos que pensar em todos os produtos que serão usados na pele para construir esse efeito. Para começar, a base utilizada deve ser leve e luminosa, diferente da versão com acabamento matte que é tão popular entre a brasileira. Existem cosméticos com fundo acetinado, com cobertura mais suave… O ideal é encontrar a opção mais próxima disso que combine com o seu tipo de pele. Para quem tem a face muito oleosa, uma base superacetinada deixará um efeito muito brilhoso que pode incomodar, aí é necessário encontrar um equilíbrio”, explica.

3. Dispense o pó compacto

“O pó compacto pode ser mais pesado dependendo da marca. Por isso, eu costumo aplicar o pó solto em uma camada bem fina apenas em locais pontuais do rosto, como embaixo dos olhos (onde a base costuma marcar um pouco), no meio da testa (que tende a ficar mais oleoso) e nas pálpebras. Se passarmos ele por toda a face, vamos acabar com a luminosidade que estamos tentando construir com os outros produtos”, conta.

4. Corretivo pontual

Como a ideia da maquiagem glow é deixar a pele com efeito naturalmente viçoso, o corretivo, assim como o pó, deve ser aplicado apenas em locais específicos e em pouca quantidade. Reserve o item à pontos isolados que ache necessário.

5. Prefira produtos cremosos

“Para dar esse acabamento glow, eu opto por fazer a maquiagem usando produtos cremosos. Então escolho um blush e iluminador em creme. Aplique dando batidinhas com os dedos para que eles se fundam à pele de maneira natural”, diz.

Continua após a publicidade

6. A vez do iluminador

“Eu costumo aplicar o iluminador por último, depois do blush. Quando ele é cremoso, faço a aplicação com as pontinhas do dedo, como falei, ou com uma esponjinha. A ideia é ir esfumando para que o efeito não fique marcado e o produto se dissolva ao resto da maquiagem. O iluminador em pó deixa o visual mais brilhante. Se esse tipo for o escolhido, o indicado é usar um pincel para esfumá-lo ou pressionar a esponjinha seca sobre ele para que o cosmético penetre na face.

Na hora de passar o iluminador, não aplico no nariz inteiro, pois acho que quando isso acontece, cria um efeito de uma linha na região. Passo um pouco na parte baixa do nariz – que fica mais ou menos entre os olhos – e também na pontinha mais alta dele – aproximadamente um dedo acima da ponta onde ficam as narinas. No meio do nariz, deixo vago para que ele tenha forma. Costumo aplicar também no arco do cupido, um pouquinho no meio do queixo para destacar a região, nas maçãs do rosto e nos ossos zigomáticos. Mesmo que eu tenha feito uma sombra esfumada, passo também uma pequena quantidade do iluminador nas pálpebras para dar glow à região. No geral, destacamos as partes altas do rosto com o iluminador”.

Cores do iluminador

“Muitas pessoas que são mais branquinhas acreditam que passar um iluminador dourado deixará um efeito bronzeado na maquiagem. Mas, na verdade, o que dá o bronze são os produtos que foram passados por baixo dele. O ideal na hora de escolher as cores do iluminador é encontrar uma opção que seja próxima do tom da pele. Tem que parecer com a sua pele, mas com o efeito iluminado. No geral, indicamos a tonalidade dourada para quem já tem a pele mais bronzeada ou negra e o tom champagne para peles de coloração clara. Outra dica é procurar cosméticos com partículas finas de brilho, que dão um acabamento muito mais natural e sutil.

Depois que finalizo a maquiagem, eu gosto de aplicar só um pouquinho do iluminador rosado nas bochechas para dar um aspecto de saúde à maquiagem. Pelo fato do rosto ter variações de cor, fica mais natural quando a gente segue essas tonalidades diferentes também com os produtos que usamos. Normalmente, peço para a pessoa dar um sorrisinho e passo na parte em que a bochecha fica mais alta”, ensina.

7. Combinando os efeitos

“A maquiagem glow não fica restrita apenas a pele, sempre digo que o resultado é ainda mais incrível quando casamos todo o contexto. Por exemplo, ao invés de aplicar um batom matte, complete o visual com o gloss ou um batom cremoso, que intensificarão ainda mais o efeito viçoso. Use uma sombra cintilante no lugar da opaca. Quando harmonizamos tudo, o efeito fica mais bonito”, diz.

  •  

    8. Como fazer a maquiagem glow durar?

    Muitas pessoas de pele oleosa ficam receosas de fazer a maquiagem iluminada por acreditarem que o visual não terá tanta durabilidade. Porém, João explica como contornar essa situação: “Além da preparação correta da pele, o ideal é sempre buscar por produtos de qualidade, que terão durabilidade e manterão o look pelo tempo necessário. O segredo é entender que a durabilidade da make não está associada a quantidade de produto. Quanto mais fina a camada de maquiagem aplicada, mais a pele irá absorver. Outra dica são as brumas de fixação que estão bombando no mercado e podem reforçar a durabilidade do look. Muitas já vêm com o efeito hidratante ou iluminado, basta encontrar a que se adapte melhor para você”

    Gostou das dicas? Vai aderir ao visual?

    Continua após a publicidade
    Publicidade