Jesy Nelson faz dreads e é acusada de apropriação cultural

A cantora do Little Mix não agradou muito seus seguidores com o novo visual

Por Da Redação Atualizado em 21 fev 2018, 18h05 - Publicado em 21 fev 2018, 17h50

Na última terça-feira (20/2), Jesy Nelson publicou uma foto no Instagram em que aparece com um novo visual: a integrante do Little Mix está com dreadlocks. Embora várias pessoas tenham elogiado o look, muitos seguidores chamaram atenção para a questão da apropriação cultural. 

jesy-nelson
Jesy resolveu apostar em um novo visual e colocou dreads no cabelo Instagram/Reprodução

Nos comentários, diversas pessoas a criticaram por usar para fins estéticos algo que tem importância cultural e histórica para os negros – os dreadlocks ganharam visibilidade com o movimento rastafári no século XX. Um seguidor ressaltou, inclusive, que negros ainda sofrem preconceito por usar esse estilo de cabelo e, quando uma pessoa branca usa, é considerado “fashion”. 

  • jesy-nelson-dreads-apropriação-cultural
    Os seguidores escreveram nos comentários que, enquanto muitos negros são julgados por usar esse estilo de cabelo, uma pessoa branca é elogiada Instagram/Reprodução

    Alguns fãs ainda pediram que a cantora apagasse a imagem: “Jesy, eu te amo, mas isso é apropriação cultural. Delete ou se eduque a respeito de outras culturas”, escreveu um seguidor. Até agora ela não se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais. Mas já apareceu sem os dreads no BRIT Awards, que está rolando hoje (21). Na legenda da foto, ela escreveu “Shootin” (em português, fotografando), então a mudança deve ter sido feita especialmente para as fotos.

    little-mix-brit-awards
    Jesy apareceu sem os dreads no BRIT Awards John Phillips/Getty Images

    E aí, o que achou da polêmica? 

    Continua após a publicidade
    Publicidade