Jeniffer Nascimento fala sobre transição capilar: “Processo muito difícil”

A atriz contou que, após assumir seus fios naturais, começou a sentir a dor do racismo

Por Sofia Duarte - 11 jun 2020, 13h26

Nesta semana, Jeniffer Nascimento participou do programa Trace Trends, da RedeTV!, e contou aos apresentadores AD Junior e Alberto Pereira como foi a sua transição capilar.

Para mim, foi um processo muito difícil. É um processo que vem de gerações. A minha avó alisou o cabelo a vida inteira e só agora, com 69 anos, depois que ela me viu, que ela teve coragem de passar pela transição capilar”, explicou. “A minha mãe até hoje tem o cabelo liso e eu tento incentivá-la a assumir a real estrutura dele, mas ela diz que é um processo muito doloroso. (…) Eu respeito que cada um tem o seu momento.”

A atriz também comentou qual é o significado desse período. “Para quem vê de fora, a transição pode parecer algo superficial, mas é uma metamorfose. É um processo de autoconhecimento de dentro pra fora e de você deixar esse seu ‘eu’ ser mostrado para o mundo.”

Desde os 6 anos de idade, Jeniffer usava química em seus fios. Apenas em 2014, quando foi fazer Malhação e o diretor disse que sua personagem, a Sol, era um símbolo de representatividade, ela colocou tranças e iniciou a transição. No último capítulo, apareceu de black power e ficou emocionada com o resultado! Antes disso, a atriz nem conhecia qual era a real estrutura de seu cabelo. “Aos poucos, fui colocando volume no meu cabelo e percebendo que ele é maravilhoso, que o volume mostra a minha personalidade.

Jeniffer Nascimento como Sol na “Malhação Sonhos”, de 2014/2015 Gshow/TV Globo/Reprodução

No entanto, ao assumir seu cabelo natural, ela sofreu racismo com mais intensidade. “Ao mesmo tempo em que a transição foi meu momento de metamorfose, o meu momento de fênix, também foi o momento em que comecei a sentir a dor do racismo. Porque até então, apesar de eu ser preta, eu me enquadrava em padrões brancos“, finaliza.

Hoje, aos 26 anos, Jeniffer serve de inspiração para muitas meninas que também querem ver seus fios naturais. Maravilhosa! <3

Continua após a publicidade
Publicidade