Infeccção urinária: tire suas dúvidas

Saiba o que é e como evitar essa dorzinha chata (aquela que incomoda muito na hora de fazer xixi)

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 00h15 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

Entenda a infecção urinária

O que é: uma doença que atinge qualquer parte do chamado trato urinário (rim, uréter, bexiga até a uretra, local de onde o xixi sai). Entre 80 e 90% dos casos de infecções urinárias a causa é uma bactéria encontrada no intestino grosso. E ela vai parar no sistema urinário pela falta de higiene ou por transmissão durante a relação sexual. A cistite, a infecção mais comum, é causada assim.

Os sintomas: o principal é ter muita vontade de fazer xixi, ir ao banheiro, sentir uma ardência e dificuldade de urinar. Outros sintomas, como dor na região lombar e dor durante a transa, podem aparecer juntos. Dependendo do grau da infecção, podem rolar febre e mal-estar.  

O tratamento: se você sentir algum dos sintomas, o melhor é marcar ?logo uma ida ao médico para ver ?o que está causando a infecção. ?Depois de um exame de urina, ele vai indicar o antibiótico ideal para seu caso.?O tratamento pode durar de três ?a 14 dias, de acordo com o tipo de antibiótico indicado.

Tire suas dúvidas :

TEM COMO EVITAR A INFECÇÃO?

Tem sim. Basta tomar alguns cuidados. O primeiro é na hora de usar o papel higiênico ? faça movimentos de frente para trás para evitar o contato das fezes com a vagina. Faça xixi logo depois de transar e procure tomar bastante líquido todos os dias, principalmente água. Isso porque, toda vez que você urina, está limpando a bexiga e todo o canal urinário. E atenção: sempre que der vontade de ir ao banheiro, vá ? não segure porque a bexiga cheia facilita a reprodução das bactérias.

DURANTE O TRATAMENTO DA INFECÇÃO PODE TRANSAR?

Os médicos pedem para não transar nesse período, pois o rala-e-rola pode irritar a uretra (aumentando a dor) e ajudar a espalhar as bactérias, causando complicações, como infecção nos rins.

Continua após a publicidade

ALGUM ALIMENTO PODE PIORAR?

Se você já estiver com cistite, é melhor não comer alimentos ácidos como laranja, limão, vinagre, café e tomate, que aumentam a irritação da bexiga.

PEGA NO BANHEIRO DA ESCOLA?

É difícil pegar infecção urinária assim, pois a bactéria mora no intestino. Mas evite ao máximo sentar sem proteção em banheiros fora de casa para se proteger também de doenças como HPV, candidíase e corrimento.?

BIQUÍNI MOLHADO DÁ INFECÇÃO URINÁRIA? E CALÇA APERTADA?

Usar biquíni molhado pode favorecer a infecção, já que as bactérias e os fungos adoram um ambiente quente e com umidade. E uma calça muito apertada pode machucar a uretra e facilitar a entrada de bactérias para a bexiga.

USAR SABONETE LÍQUIDO PREVINE?

Não, ele não previne e ainda pode fazer mal para algumas pessoas. O melhor é usar um sabonete neutro. Os íntimos e os antibacterianos podem aumentar a acidez da vagina e aumentar a presença de fungos e bactérias na região.

Continua após a publicidade
Publicidade