Tudo o que você precisa saber antes de colocar grillz nos dentes
Quais são os cuidados necessários? Quanto custa uma joia? A dentista Ana Damski responde essas e outras dúvidas
Já falamos sobre a origem dos grillz e sua relação com as comunidades latina e africana, mas, agora, se você realmente decidiu colocar o acessório nos dentes, como esse procedimento funciona na prática? A CAPRICHO conversou com Ana Damski, cirurgiã-dentista especialista no assunto, para explicar os principais cuidados, pontos de atenção, preços e curiosidades que você precisa saber na hora de colocar o seu grillz.
Grillz: tudo o que você precisa saber antes de colocar
O primeiro passo é uma avaliação da saúde bucal
Ana Damski conta que, quando o paciente chega em seu consultório, ele passa por uma avaliação da sua saúde bucal. É importante fazer limpeza com frequência, e a dentista realiza um check-up para ver se a pessoa está com cárie, com gengivite, se precisa passar mais fio dental… E só depois começa a, de fato, falar sobre grillz.
Existem muuuitos tipos de materiais!
Os principais materiais são prata, níquel, ouro maciço, e pode ser feito banhado a ouro amarelo, branco ou rosé. Mas a dentista explica que também dá para fazer de cristais, zircônia e todas as pedras possíveis – jade, rubi, esmeralda… A maioria das pessoas costuma fazer dois dentes, um contornado e um fechado, mas você pode fazer quantos quiser.
A diferença entre grillz fixo removível
E ainda existe a diferença entre o grillz fixo (chamado de ‘caps’) e o removível. O fixo é feito por unidade, porque precisa deixar um espaço para passar fio dental, enquanto isso não é necessário no removível, uma vez que você não pode ficar o dia todo usando e deve tirar para comer, dormir e escovar os dentes. Segundo Ana Damski, a preparação para a joia fixa também é outra; depois de feita a higiene bucal de forma minuciosa, será necessário fazer um desgaste minimamente invasivo, porque o grillz aumenta em 2 milímetros o tamanho do dente e, portanto, incomoda na hora de fechar a boca. Em seguida, o dente é moldado e demora cerca de um mês para o acessório feito à mão ficar pronto. “Vários dentistas têm preconceito com as joias metálicas, mas é basicamente o mesmo processo de colocar facetas de porcelana, só muda o material. O preparo e a higiene são os mesmos, porque se até um dente normal pode contrair cárie, imagina um que tem uma peça por cima. Se não cuidar direito, pode dar cárie”, afirma.
Ou seja, se a sua intenção for colocar um grillz fixo, a ida ao dentista tem que acontecer com mais frequência, e os cuidados devem ser redobrados!
Quanto custa?
O valor mínimo costuma ser R$ 300, que é o preço de um dente de prata básico, e o valor máximo… Bom, não tem, né? Porque a joia vai encarecer de acordo com o material escolhido, que pode ser rubi, diamante, cristal, alguma outra joia fina ou rara.
E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre os tipos de grillz? A Ana já atendeu vários artistas e influenciadores em seu consultório – ah, e ela também coloca piercing nos dentes, viu?