Franja para cabelo cacheado: cortes e dicas de finalização

Descobrimos os melhores produtos e os cuidados que você precisa ter com os fios

Por Sofia Duarte Atualizado em 20 ago 2021, 16h13 - Publicado em 21 ago 2021, 10h00
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Você tem cabelo cacheado ou ondulado e está com vontade de fazer uma mudança no visual? A franja pode ser uma boa pedida na hora de renovar os fios! Por isso, conversamos com a cabeleireira Neiva Pena, proprietária do gal, salão plume e especialista em cacheadas e onduladas, para entender quais são os tipos de cortes, cuidados necessários e como finalizar a franja.

Os cortes

Os mais comuns são a franja lateral, a franja diagonal assimétrica e a franja tradicional usada para frente. Além das curtain bangs, que voltaram direto dos anos 70 para a moda atual, Neiva conta que a franja clássica com comprimento finalizado na altura das sobrancelhas também é tendência do momento.

View this post on Instagram

A post shared by gal, o meu salão (@gal.salao)

Cuidados

“O ponto mais importante é que a franja precisa estar com o corte ideal”, explica Neiva. “O comprimento é sempre um pouco maior, porque, quando seca, existe um fator muito importante, o encolhimento. Tem que ter cuidado com a quantidade para não ficar um volume desproporcional em relação ao cabelo.”

Foto com close no rosto da jovem levemente sorridente, ela usa gloss labial, máscara de cílios e regata.
Curtain bangs para cabelo cacheado briannalwright/Instagram

Segundo a profissional, os produtos indicados para a franja são um pouco mais leves, como os finalizadores do tipo mousse ou gelatina, que possuem menos óleo e acabam ajudando a franja a ficar com um acabamento melhor. “Se usar produtos muito pesados ou com poder de hidratação muito forte, a franja pode ganhar um aspecto oleoso e aparência de sujo”, afirma.

Continua após a publicidade

Além disso, o spray day after, xampu a seco e condicionador a seco são excelentes opções para revitalizar a franja. Anota essa dica aí!

  • Finalização

    Neiva garante que a fitagem é a finalização ideal para a franja. Depois que ela estiver seca, é possível usar um pente garfo ou os dedos para soltar um pouco a raiz e evitar o encolhimento.

    Outra sugestão é que o corte da franja seja refeito a cada 45 dias, no máximo. E, quando a franja começar a crescer, uma dica é fazer a técnica do dedoliss para que ela fique definida e você consiga manter o comprimento.

    Garota com cabelo cacheado e franja usa penteado com dois pequenos coques
    Penteado para cabelo cacheado ashleescurls/Instagram

    Penteados

    E não pense que a franja é um fator limitante para os penteados, viu? Faixas, tiaras, lenços, presilhas e outros acessórios te auxiliam a variar o visual e garantem um resultado lindo!

    Aproveite para ver o nosso tutorial ensinando 4 penteados para quem tem cabelo cacheado com franja:

    Quem deu as informações: Neiva Pena, proprietária do gal, salão plume e especialista em cabelos cacheados e ondulados

    Continua após a publicidade
    Publicidade