Todos os dias, nos deparamos com imagens de modelos maravilhosas, com corpos sarados, maquiagens incríveis, cabelos brilhantes e sedosos. Tudo o que as pessoas gostam de chamar de “perfeito”, né? Como se esse conceito realmente existisse e pudesse ser definido… Mas sabemos que muitas delas passam por tratamento em algum programa de edição, tipo o Photoshop, antes de serem publicadas. De tão bem-feitos, os retoques quase sempre são impossíveis de se identificar.
Por isso, a França determinou que imagens comerciais que passaram por algum tipo de tratamento digital devem exibir um aviso de que são retocadas. Isso porque as alterações feitas nas fotografias geralmente buscam esconder “imperfeições”, emagrecer ou dar a aparência de um corpo mais forte. Consequentemente, acabam reproduzindo padrões de beleza inatingíveis, que podem contribuir para o aparecimento de distúrbios alimentares e transtornos relacionados à imagem do corpo, principalmente, entre os jovens.
A medida está valendo desde 1 de outubro diz respeito a fotos publicitárias que são veiculadas na imprensa, em cartazes, catálogos ou folhetos. Quem não seguir a regra pode pagar uma multa no valor de € 37,5 mil (aproximadamente R$ 140 mil).
Segundo o governo francês, a intenção é proteger a saúde dos jovens, que veem nas modelos um ideal de beleza a ser alcançado e que, na maioria das vezes, não existe. Afinal, tudo pode não passar de uma edição de imagem.
E aí, o que achou da medida?