França determina que foto com Photoshop tenha aviso de retoque

A medida busca evitar distúrbios alimentares e transtornos relacionados à imagem corporal entre os jovens

Por Beatriz Arruda Atualizado em 21 mar 2018, 18h25 - Publicado em 6 out 2017, 18h05

Todos os dias, nos deparamos com imagens de modelos maravilhosas, com corpos sarados, maquiagens incríveis, cabelos brilhantes e sedosos. Tudo o que as pessoas gostam de chamar de “perfeito”, né? Como se esse conceito realmente existisse e pudesse ser definido… Mas sabemos que muitas delas passam por tratamento em algum programa de edição, tipo o Photoshop, antes de serem publicadas. De tão bem-feitos, os retoques quase sempre são impossíveis de se identificar.

Por isso, a França determinou que imagens comerciais que passaram por algum tipo de tratamento digital devem exibir um aviso de que são retocadas. Isso porque as alterações feitas nas fotografias geralmente buscam esconder “imperfeições”, emagrecer ou dar a aparência de um corpo mais forte. Consequentemente, acabam reproduzindo padrões de beleza inatingíveis, que podem contribuir para o aparecimento de distúrbios alimentares e transtornos relacionados à imagem do corpo, principalmente, entre os jovens.

Instagramer mostra diferença entre fotos naturais e photoshopadas
Uma instagramer mostrou a diferença entre fotos naturais e photoshopadas Instagram/Reprodução

A medida está valendo desde 1 de outubro diz respeito a fotos publicitárias que são veiculadas na imprensa, em cartazes, catálogos ou folhetos. Quem não seguir a regra pode pagar uma multa no valor de € 37,5 mil (aproximadamente R$ 140 mil).

Segundo o governo francês, a intenção é proteger a saúde dos jovens, que veem nas modelos um ideal de beleza a ser alcançado e que, na maioria das vezes, não existe. Afinal, tudo pode não passar de uma edição de imagem.

E aí, o que achou da medida? 

Continua após a publicidade

Publicidade