Flexi rods: dicas para definir os cachos com rolinhos flexíveis de espuma

Saiba como usar o acessório na texturização do cabelo e garantir um visual diferente

Por Sofia Duarte 16 fev 2022, 12h27

Está em busca de uma texturização diferente nos fios? A técnica dos rolos flexíveis ou flexi rods, em inglês, também conhecidos como “bigudinhos” em alguns lugares, existe há bastante tempo e virou uma das queridinhas das crespas, cacheadas e onduladas, inclusive para disfarçar as texturas diferentes do cabelo na transição capilar. Ficou curiosa para conhecer esses acessórios? Vem saber todos os detalhes sobre eles!

O que são os flexi rods?

São rolinhos feitos de espuma que ajudam a modelar os cachos. Costumam ser uma alternativa bastante procurada por quem deseja evitar fontes de calor no cabelo. Eles estão disponíveis em diversas espessuras, e você pode escolher de acordo com a sua vontade – tamanhos menores formam cachos mais definidos, enquanto os maiores resultam em curvas mais suaves.

Sabe os famosos bobes de cabelo? Então, o funcionamento deles é bem parecido com o dos flexi rods, com a diferença de que este último normalmente é feito de um tipo de borracha misturado com espuma.

Como usar?

Com o cabelo levemente úmido (se não estiver, borrife um pouco de água), faça a divisão de cada mecha que vai receber um flexi rod – elas precisam ser de uma espessura média. Desembarace os fios e aplique seu creme preferido na mecha selecionada, espalhando-o com um pente ou uma escova. Uma boa dica é escolher um produto em textura mousse, viu? Depois, coloque o acessório, vá enrolando a mecha em volta dele e finalize curvando as suas duas pontas.

O ideal é retirar os bastões maleáveis com calma apenas depois que o cabelo secar por completo. Assim, os cachos duram mais e evita-se o frizz. Ao finalizar o cabelo, passe um óleo nas mãos para te ajudar a soltar os cachos com cuidado.

Como pode ser um processo demorado, o que muita gente acaba fazendo é usando essa técnica como texturização noturna. Aí, você pode colocar uma touca de cetim antes de dormir! Caso queira acelerar um pouco para ter o resultado mais rápido, vale usar um secador ou difusor – desde que não seja um jato muito forte para não desfazer as mechas, ok?

Tutoriais

Ah, e não fique frustrada caso não dê certo na primeira tentativa, viu? A prática, nesse caso, realmente vem com a repetição, porque os rolinhos podem ser um tanto confusos na hora de malear e prendê-los no cabelo.

Veja alguns tutoriais que mostram o passo a passo dessa técnica para você reproduzir em casa:

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Amanda Guido (@amanda__guido)

View this post on Instagram

A post shared by Tierra 👑 (@afrozuri_)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Andrea Reed (@andreawiththecurls)

@prettygirllellia_

#ColorCustomizer #flexirods #fypsounds 😍😍 i think it came out kinda cute.

♬ the way – zoe

@touchedbytres

Flexi rod set!! Should i make more videos like this? #fyp #foryou #flexirods #touchedbytres #hairtutorial #naturalhair

♬ Poison – Bell Biv DeVoe

@thebrittanyshanicee

Came out better than I expected, almost gave up🥺💙 #flexirods #naturalhair #foryou #fyp #cancelthenoise #blackhair #crackheadenergy

♬ Just the Two of Us – Grover Washington, Jr.

@tori.trades

flexi-rod results tell me watcha think? #hairtutorialsvideo #hairtutorial #flexirod #flexirods #curlyhairstyles #curlyhairtutorial #curlyhairtiktok

♬ Steven Universe – L.Dre

Continua após a publicidade

Publicidade