A Fazenda: comentário de peão mostra a gordofobia presente na sociedade

O jornalista Cartolouco e o participante Juliano Ceglia estavam comentando sobre o corpo das participantes (sem ninguém ter pedido a opinião)

Por Izabel Gimenez - Atualizado em 13 set 2020, 12h36 - Publicado em 10 set 2020, 13h25

A 12° edição de A Fazenda começou na terça-feira (08/9) e já rolou uma polêmica entre os participantes. Tudo teve início depois de um comentário que o jornalista Cartolouco teria feito sobre o corpo da cantora JoJo Todyinho.

Continua após a publicidade

“Tem umas meninas muito bonitas aqui, muito bem cuidadas”, começou a dizer o ex-apresentador durante um bate-papo na cozinha com o peão Juliano Ceglia. Porém, quando a conversa chegou em Jojo Todynho, o jornalista teria disparado: “Você não acha que ela deveria fazer uma bariátrica? Não é perigoso?.

Além de manifestar uma opinião sobre o corpo de uma outra pessoa sem ser solicitado, o jornalista não possui o menor conhecimento médico e nem do histórico de saúde da cantora para afirmar que ela necessita ou não de algum tratamento. A gordofobia é um dos preconceitos mais presentes na sociedade e, muitas vezes, aparece disfarçado de falas maldosas e por uma suposta preocupação com a saúde do indivíduo.

Comentários sobre o visual do outro podem parecer inofensivos a princípio, mas têm o poder de abalar a autoestima de alguém que já não está muito legal com o assunto. A própria Jojo já afirmou diversas vezes que se sente ótima com seu corpo do jeito que ele é. Então, por que as pessoas ainda se sentem no direito de questionar isso?

Já discutimos aqui que esse tipo de fala escancara a gordofobia por associar o corpo gordo imediatamente a algo não-saudável, que precisa de ajuda e de mudanças urgentes. Inclusive, uma das grandes lutas do gordativismo é exatamente conseguir acabar com essa associação que não faz sentido. Afinal, o que vai dizer se alguém está ou não com a saúde boa são seus exames – que devem ser analisados por um especialista, seja você magro ou gordo.

Na internet, a fala do jornalista gerou vários debates e a galera do Twitter se posicionou sobre o assunto. Olha só:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

ATUALIZAÇÃO

No fim da tarde, a equipe de comunicação de Cartolouco republicou o vídeo, dessa vez legendado, alegando que o participante teria dito que Jojo não deveria fazer bariátrica por ser uma cirurgia de risco. “Tudo foi falado sem tom de preconceito ou discriminação. Nosso menino só tem amor pra dar”, escreveram no perfil oficial do peão.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Publicidade