Estudo mostra como está a autoestima das mulheres brasileiras

Segundo pesquisa realizada pela Kantar, autonomia financeira, sexual e corporal influenciam - e bastante - na confiança que temos em nós mesmas

A construção da autoestima é um processo – e, como tal, tem seus altos e baixos. Por isso, é normal que às vezes a gente se sinta confusa em relação a algumas coisas. Para entender melhor sobre esse universo, a Kantar decidiu realizar um estudo chamado What Women WantAnálise da autoestima feminina no Brasil para entender em quais momentos nós nos sentimos mais empoderadas. 

A pesquisa, realizadas com pessoas a partir de 18 anos, mostrou que existem alguns fatores principais que ajudam a compor a imagem que temos de nós mesmas. Os resultados comprovaram que a maioria das entrevistadas não consegue acreditar em si mesma por causa da ausência de alguns elementos como autonomia financeira (24%), autonomia sexual e corporal (23%), liberdade de pensamento e expressão (22%), representatividade (16%) e conexões sociais (15%).

Isso faz com que 20% das mulheres, dentre as 410 participantes, se sintam com uma autoestima muito mais baixa que a média. “Nós já tínhamos alguma ideia do que pudesse causar a baixa autoestima, mas não tínhamos uma validação clara, principalmente quando vemos a ausência de independência financeira como ponto chave”, explicou Valkíria Garré, CEO da Kantar Insights. “Outro fator de destaque é a autonomia sexual e corporal – reflexo de que hoje está mais fácil para a mulher externar o que sente e não ter vergonha do próprio corpo. Esses números são importantes para que todas vejam que não estão sozinhas, que outras se sentem da mesma forma”, finaliza. A pesquisa também mostrou que, depois dos 29 anos, as mulheres em geral se tornam mais confiantes.

Tente se conhecer melhor, valorize suas qualidades, evite comparações e não tenha medo de se mostrar para o mundo. Não existe receita para ser uma pessoa autoconfiante, mas pode ajudar! Conte para a gente o que te ajuda a elevar sua autoestima! 😉

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s