Estes cuidados te ajudam a manter sua pele saudável no verão

Horário de tomar sol? Protetor ideal? Veja dicas para aproveitar as altas temperaturas com segurança!

Por Sofia Duarte Atualizado em 23 dez 2021, 15h00 - Publicado em 2 jan 2022, 10h00

A estação das altas temperaturas, com viagens à praia e momentos divertidos na piscina chegou! O verão está entre nós, e, para você continuar mantendo sua rotina de skincare em dia, pegamos algumas dicas importantes com o dermatologista Dr. Danilo Henrique Couto de Moraes.

Ele falou sobre cuidados que mantém a saúde da pele, tanto do corpo como do rosto, aumento da oleosidade, protetor solar e até como evitar fungos em ambientes úmidos. Vem conferir!

Em quais cuidados devemos ficar atentos para manter a pele saudável no verão?

Como a pele também é um reflexo da nossa saúde, o Dr. Danilo explica que nesse período de temperaturas altas, torna-se ainda mais importante aumentar a ingestão de líquidos. Ou seja, ande com uma garrafinha d’água para não se esquecer disso, viu? “A hidratação começa de dentro”, afirma o dermatologista. “Alimentos leves, orgânicos e ricos em vitaminas também ajudam a nutrir e construir uma pele viçosa e bonita.”

A aplicação do seu hidratante queridinho é outro hábito que faz toda a diferença no cuidado do rosto e do corpo!

Garota usando chapéu de palha, óculos de sol e deitada em uma cadeira de praia enquanto passa protetor em spray no rosto
GIPHY/Reprodução

Como escolher o protetor solar ideal?

Segundo ele, é fundamental saber identificar o seu tipo de pele. “A pele do brasileiro tende a ser oleosa e mista. Se for o caso, um protetor oil free se adaptará bem. Indico sempre FPS 30 ou superior. No rosto, nunca menos do que isso.”

Continua após a publicidade

Quais são os horários mais indicados para tomar sol?

Os melhores horários para tomar sol são antes das 10h e após às 16h. E o sol é essencial no estímulo da produção de vitamina D, hein? Esse processo ocorre com maior eficácia em horários não tão seguros, mas uma exposição de 10 a 20 minutos é o suficiente para isso.

Olaf, de Frozen, tomando sol com óculos de sol, um drink e fechando um guarda-sol
Olaf, de Frozen GIPHY/Reprodução

A pele tende a ficar mais oleosa no verão?

“Com o aumento da temperatura, na tentativa de proteção da pele, o sistema seborregulador tende a aumentar a produção de sebo, o que deixa a pele mais oleosa”, conta o Dr. Danilo. “Por isso, a importância da limpeza e hidratação rigorosa da pele. Não sendo necessário o aumento do número de lavagens, duas vezes ao dia é o suficiente. Basta apenas usar o sabonete específico para cada tipo de pele.”

A combinação de sol, areia e piscina aumenta o risco de doenças de pele, como micoses?

O profissional explica que o ambiente úmido e quente é favorável para o crescimento de fungos e, com isso, o aumento das micoses. “O ideal é usar peças sempre limpas. Evitar permanecer com peças úmidas ou molhadas por muito tempo. Lavar a pele com sabonetes, secá-la principalmente em locais de dobras e hidratá-la para ajudar na manutenção da barreira cutânea.”

Anotou as dicas para aproveitar o seu verão do melhor jeito possível? 😉

Quem deu as informações: Dr. Danilo Henrique Couto de Moraes, dermatologista

Continua após a publicidade

Publicidade