Esta maquiadora defende a maquiagem para se expressar, e não padronizar

Savana Sá trabalha para desconstruir os padrões que limitam o universo da beleza: "As pessoas devem usar o que as faz se sentir bem"

Por thaissvarela - Atualizado em 12 jun 2020, 20h15 - Publicado em 12 jun 2020, 13h19
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Quantas “regrinhas” de maquiagem você já ouviu por aí? Provavelmente várias. De afirmações como “se você usa óculos, evite sombras chamativas” a “afinar, aumentar ou disfarçar” nossos traços para ficarmos “mais bonitas”. Pois são ideias como essas que a maquiadora Savana Sá combate.

Desde 2015, quando começou a trabalhar com o universo de beleza, a profissional defende que a maquiagem deve ser usada como forma de expressão, e não para padronizar. “A maquiagem é uma maneira de realçar a nossa beleza, e não para nos transformar em algo que não somos”, diz.

A maquiadora Savana Sá ajuda a quebrar os padrões do universo da beleza @savanasa/Instagram

Vencedora do Prêmio Avon de Maquiagem de 2018, Savana sempre se interessou por maquiagem e, desde criança, se divertia com os cosméticos da avó. “Eu encarava como uma forma de brincar, poder me pintar e fazer o que quisesse. Apesar de antes eu não colocar deste jeito, para mim ela sempre foi uma forma de expressão“, explica.

Assim como em vários aspectos relacionados à aparência, os padrões de beleza (infelizmente) também estão presentes na maquiagem. “Eu defendo a liberdade da mulher fazer o que quiser com seu corpo. Não sou contra procedimentos e nem nada do tipo, mas eu sempre tento trazer um questionamento de ‘por que você acha que precisa fazer isso?’. O que me incomoda é a normalização de tudo. Todo mundo precisa ter isso, fazer aquilo. Eu acredito que a maquiagem foi pelo mesmo caminho. A forma que ela foi apresentada na internet foi de correção, de arrumar alguma coisa, quase como uma plástica“, afirma Savana.

Continua após a publicidade

E a profissional completa: “Sempre digo que a partir do momento em que ela vira uma obrigação, é aí que o problema começa, que passa a ser uma opressãoO que eu sempre tento esclarecer é que a maquiagem não tem regras, nós temos técnicas, e não podemos confundir isso. As pessoas devem usar o que as faz se sentir bem. Se alguém se sente pressionado a fazer algo, aí já começa a entrar na questão de seguir um padrão.”

A maquiadora Savana Sá ajuda a quebrar os padrões do universo da beleza @savanasa/Instagram

Maquiagem para formatura, para usar de dia, para a noite… Essas divisões não existem para Savana. “Não precisamos caracterizá-las. Independentemente do estilo, elas podem ser para qualquer ocasião que a pessoa quiser. Nada é limitante, desde que você se sinta bem“, diz a expert.

E, para ajudar a desconstruir tudo isso, a maquiadora criou uma série de vídeos em seu Instagram nos quais demonstra de maneira sensível que o mais importante é usar as ferramentas que a maquiagem nos dá para traduzir o amor próprio e a personalidade de cada pessoa. “Eu recebo muitas mensagens de seguidores falando que se sentiram livres depois que começaram a me seguir, porque perceberam que a make pode ser fácil, que elas podem usar o que quiserem“, completou.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Maquiagem para formatura? 😝😍 com @kenyaodara ✨ . . . Edição @mind.gaze

A post shared by Savana Sá (@savana.sa) on

As cores e texturas diferentes tomam conta das produções criadas por Savana. “A maquiagem é para ser uma coisa divertida”, explica a expert, que aconselha a encarar este universo dessa forma: “Procure pessoas com as quais você se identifique, pois isso ajuda a fortalecer a confiança no próprio estilo, você vê que não está sozinha. Busque referências e representatividade nas coisas de que gosta.”

Continua após a publicidade

Se eu pudesse passar uma mensagem, seria para as pessoas se sentirem livres dos padrões e entenderem que a maquiagem é um momento gostoso e não para sentar e ficar irritada tentando copiar os processos de um tutorial“, finaliza Savana.

Como é a sua relação com a maquiagem?

Publicidade