Escova de cabelo precisa de limpeza, viu? Aprenda como fazer isso

A CH te mostra que o processo é simples, rápido e vai te trazer muitos benefícios

Por Beatriz Arruda 28 abr 2018, 15h56

A escova de cabelo é um acessório que faz parte do dia a dia (mesmo!) de várias pessoas. Apesar disso, muita gente se esquece de que, às vezes, a ferramenta precisa de uma atenção especial, principalmente no que se refere a limpeza. Você já parou para pensar se está cuidando direitinho da sua? Não se preocupe se a resposta é não. A CH vai te ensinar como fazer a higienização adequada das escovas de cabelo! 

bighairbrush
GIF/Reprodução

Muito além de fios, as escovas acumulam resíduos de produtos (creme, leave-in, gel e finalizador, por exemplo), células mortas, poeira e óleos. Eita! Já imaginou tudo isso em contato com o cabelo? Além de impedir que o acessório realize bem a função dele e dure bastante, a sujeira pode favorecer o surgimento de ácaros, fungos e bactérias, e também deixar os fios e o couro cabeludo oleosos. Há ainda uma relação com o aparecimento de caspas e outros problemas do tipo.

Existem alguns jeitos de higienizar a ferramenta. Um deles pode ser feito em qualquer material, seja plástico, cerâmica, madeira ou metal. O primeiro passo é remover os fios de cabelos acumulados – o cabo de um pente fino ajuda nessa tarefa. Depois, é só borrifar álcool 70º (encontrado geralmente em farmácias), para eliminar todos os microorganismo, e deixar secar naturalmente.

Continua após a publicidade

escovas-de-cabelo-2
Divulgação/Reprodução

A limpeza de escovas de plástico, cerâmica e metal também pode ser feita com água corrente, sabão neutro e uma esponja. Basta esfregar as cerdas delicadamente e enxaguar. Caso esteja muito suja, dá para colocar de molho em água morna por 30 minutos com algumas gotinhas de água sanitária e sabão. A água sanitária só não deve ser usada em acessórios de plástico, pois eles podem perder a cor.

Outros materiais também precisam de atenção especial, ok? Água não é uma boa opção para limpar escovas raquete e de madeira, por exemplo. Elas tendem a acumular umidade e estragar. As de metal precisam de cuidado na hora da secagem: o melhor é que se faça isso com um pano, para que não oxide.

escova-de-cabelo-princesa-jasmine
GIF/Reprodução

E a frequência? O ideal é que a higienização aconteça regularmente, de preferência a cada 20 dias.

Quem deu as informações: Renata Brandão, técnica da Marco Boni, e Saulo Fonseca, hairstylist e consultor de beleza da Condor.

Continua após a publicidade

Publicidade