Entenda o que é a blindagem de unhas e seus principais benefícios

Há contraindicações? Quanto tempo dura? Profissionais respondem essas e outras dúvidas sobre o procedimento

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 17 dez 2021, 17h51 - Publicado em 19 dez 2021, 10h00

Manter as unhas fortes e saudáveis é superimportante, especialmente se você é uma amante de nail arts e adora testar diferentes tipos de decorações e cores de esmalte.

A blindagem de unhas virou tendência no mundo da beleza e é uma alternativa para fortalecer as unhas de maneira mais rápida. Para te explicar o procedimento, a CAPRICHO conversou com profissionais que nos contaram tudo o que você precisa saber. Vem com a gente!

A blindagem de unhas e seus benefícios

Também conhecida como banho de gel, a blindagem de unhas é uma técnica feita por profissionais para criar uma camada de proteção nas unhas naturais. Ela é indicada principalmente para pessoas com unhas fracas e quebradiças, além de aumentar a durabilidade do esmalte.

Trata-se de uma alternativa indicada para quem deseja atingir o crescimento e fortalecimento das unhas de uma forma instantânea.

GIF da modelo Gigi Hadid no tapete vermelho do MET Gala 2016. Ela usa o cabelo preso em um rabo de cavalo baixo, vestido prata, anéis prateados e unhas pratas.
Gigi Hadid mostrando as unhas Giphy/Reprodução

Como o procedimento é realizado?

Para você entender como o procedimento funciona, conversamos com a manicure Izabel Caroline Santos Silva, do salão de beleza RS HAIR, que explicou o passo a passo completo. Confira:

  1. Polimento e aplicação de produtos específicos nas unhas para retirar toda a oleosidade delas;
  2. Aplicação do desidratador ou o primer, responsáveis por proteger as unhas de quaisquer possíveis fungos;
  3. Aplicação do ultrabond ou o gel base, necessários para não haver nenhum tipo de descolamento do gel;
  4. Aplicação de uma certa quantidade de gel nas unhas, sendo a última camada para fortalecer todo o processo;
  5. Aplicação do top coat para finalizar.

Depois, é só aproveitar!

Ariana Grande lixando as unhas em gif que faz close no rosto dela, Ariana usa casaco de pelinhos lilás, e sapato da mesma cor. Sua expressão é séria.
Ariana Grande lixando as unhas Gif/Reprodução

“O processo da blindagem é parecido com o do alongamento de unhas. Com lixamento das unhas, desidratação, duas camadas do gel base e a utilização da cabine para secagem das unhas. Já no alongamento, que também exige lixamento e desidratação, é necessário a utilização de camadas de gel muito mais generosas, fora o acabamento, que requer mais detalhes de finalização”, completa Ana Caroline Gomes, manicure do aplicativo de delivery Singu.

Todo esse serviço é feito em torno de 1 hora – podendo ser mais ou menos tempo dependendo da experiência da profissional. Os valores giram em torno de R$ 50 a R$ 150, com variações de acordo com a profissional e os materiais utilizados.

*A blindagem requer estudos e materiais apropriados, por isso é fundamental contar com profissionais qualificados. Combinado?

Rachel e Chander do seriado Friends, Rachel está de costas e se vira para olhar chandler assoprar suas unhas recém feitas.
Rachel e Chander do seriado Friends GIPHY/Reprodução
Continua após a publicidade

Durabilidade da blindagem de unhas

A blindagem de unhas tem a durabilidade de 15 a 20 dias, tudo depende do ritmo de crescimento das unhas naturais da cliente. Após esse período, é preciso fazer as manutenções para manter as garras saudáveis e com a blindagem em dia. Assim, as unhas não são danificadas e você não corre o risco de lidar com fungos!

Contraindicações

Ainda de acordo com a manicure Izabel Caroline, do RS HAIR, a blindagem é contraindicada para pessoas que possuem alergia a algum produto utilizado durante o processo ou para pessoas com pele sensível ou com psoríase. Fica o alerta, amiga!

A manicure do Singu Ana Caroline complementa dizendo que não existem contraindicações para gestantes ou crianças, porém ela não indica a blindagem para esse público. Ainda não existem estudos que comprovem a contraindicação, mas todo cuidado é necessário.

Outras dúvidas das clientes

Está pensando em investir na blindagem de unhas? Para te ajudar e te preparar, respondemos as principais dúvidas das clientes a seguir!

A blindagem de unhas pode danificar minhas unhas naturais?

“A única forma que a blindagem pode danificar as unhas naturais é se a cliente tirar sozinha a camada de gel, pois não será de forma apropriada com os materiais necessários”, responde Ana Caroline.

Posso fazer a remoção da blindagem de unhas?

Sim! No entanto, como explicado anteriormente, a camada de gel deve ser retirada com profissionais e com materiais específicos para não danificar suas unhas naturais.

Gif da Zendaya mostrando as unhas na frente do seu rosto
Zendaya Giphy/Reprodução

As unhas naturais ficam mais fortes com a blindagem?

Devido à camada de gel, as unhas ficam mais resistentes e crescem com mais facilidade, mas, quando essa camada é retirada, suas unhas voltam a ser como sempre foram.

Portanto, se você quer fortalecer suas unhas definitivamente, recomendamos que mude a sua alimentação e siga outras dicas para fortalecer as unhas!

Posso esmaltar as unhas normalmente com a blindagem?

Com certeza! Você pode continuar testando diferentes cores de esmalte e se jogando nas suas nail arts preferidas.

E aí, você já conhecia essa técnica?

Quem colaborou com a matéria: Izabel Caroline Santos Silva, manicure no RS HAIR e Ana Caroline Gomes, manicure da Singu.

Continua após a publicidade

Publicidade