Entenda a polêmica (e as tretas) envolvendo o youtuber James Charles

A história veio à tona após um desentendimento com a também youtuber Tati Westbrook, que era sua amiga

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 02h02 - Publicado em 15 Maio 2019, 12h46

Eita! Desde a última sexta-feira (10/5) está rolando uma treta entre dois youtubers de beleza bem famosos nos Estados Unidos. Tati Westbrook e James Charles, que eram BFFs, se envolveram em uma polêmica após ela publicar um vídeo com mais de 40 minutos em que expõe todas as decepções com o antigo amigo!

james-charles-tati-westbrook-1
Os youtubers Tati Westbrook e James Charles se envolveram em uma polêmica Instagram/Reprodução

No vídeo, intitulado “BYE SISTER” (em português, “Tchau, irmã”), a youtuber inicialmente mostra um compilado de momentos em que aparece elogiando James. Logo em seguida, passa a explicar a situação. Suas decepções com o amigo começaram quando ele aceitou fazer uma publicidade no Instagram, durante o Coachella, para a SugarBearHair, a maior concorrente da marca de suplementos de Tati, a Halo Beauty. Isso depois de negar promover a empresa da amiga por considerar uma má influência para o seu público, que é mais jovem.

Tati ressaltou que ajudou James nas sua ascensão dentro do Youtube e que, inclusive, foi a responsável por conseguir vários contratos para ele com o auxílio do marido. Mas não recebeu o mesmo apoio. A youtuber apontou que ele se mostrou ingrato em vários momentos, como quando não a avisou que iria fazer o anúncio para o seu concorrente e por não convidá-la para participar dos seus vídeos. Ela também disse que a fama e o dinheiro tinham mudado seus comportamentos.

Continua após a publicidade

No fim, Tati afirmou que só compartilhou o vídeo porque, segundo ela, Charles estava dizendo mentiras a seu respeito e ameaçando divulgá-las. Ela também aproveitou para dar um recado a ele: “Não acho que alguém esteja se passando por você, e eu não quero ser sua amiga, não quero estar associada a você, e eu preciso dizer publicamente para que este capítulo possa ser fechado”.

James já tinha justificado, no Insta Stories, que a parceria com a SugarBearHair aconteceu de última hora durante o Coachella. Mas ainda no dia 10, publicou um vídeo em resposta pedindo desculpas a Tati e a seu marido: “Sinto muito por tudo o que está acontecendo e tudo o que eu te fiz passar nas últimas semanas”. Ele também salientou que não estava feliz com a situação: “Estou tão desapontado comigo mesmo, que a magoei”.

Continua após a publicidade

Mas isso não foi suficiente para amenizar a polêmica, que continua trazendo consequências para o influencer. De acordo com a Newsweek, antes da tudo isso, James tinha mais de 16,5 milhões de inscritos em seu canal. Nesta quarta-feira (15/5), são 13,4 milhões! 

Tati não se pronunciou sobre o pedido de desculpas de James e resolveu se afastar das redes sociais: “Meu coração ainda está pesado demais. Sinto que preciso lembrar que podemos manter a verdade e inspirar a mudança sem nos agarrarmos ao ódio. Honre suas bênçãos, não abuse delas. Comemorar a dor só vai trazê-la à sua porta. Amo vocês, até breve”, escreveu em seu último post do Twitter.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que a treta tomou grandes proporções, tanto que influencers e famosos resolveram opinar e escolher seus lados. O também youtuber Jeffree Star escreveu em um tuíte que não recebe mais James em sua casa e não o vê desde fevereiro: “Ele é um perigo para a sociedade. Tati está 100% correta”. Algumas celebs também deixaram de segui-lo nas redes sociais, como Shawn Mendes, Demi Lovato, Miley Cyrus e Katy Perry.

Já a youtuber Nikita Dragun resolveu defender James após Tati acusá-lo, no vídeo, de ter planejado o anúncio com a empresa rival. No Twitter, ela mostrou prints das mensagens que recebeu dele no dia do Coachella em que o youtuber diz que está sendo hostilizado na área VIP e pede que ela entre em contato com a SugarBearHair e consiga uma credencial de artista para ele em troca de uma divulgação nos Stories. As imagens, no entanto, não convenceram os seguidores, que a acusaram de ter montado uma conversa fake.

Continua após a publicidade

O que você achou de tudo isso? 

Publicidade