7 empreendedoras que mudaram e estão mudando a indústria da beleza

Mulheres que fizeram história e nomes atuais que são promessa revolucionária para o mercado

Por Sofia Duarte 14 mar 2022, 15h25

Quais são as mulheres que se tornaram referência no mercado da beleza e quais são aquelas que estão fazendo sucesso hoje? Seja pelo seu caráter inovador, inclusivo ou tecnológico, muitas mulheres fizeram e ainda fazem história nos setores da maquiagem, cabelo e skincare. A fim de tê-las como inspiração, separamos 7 empreendedoras para você relembrar ou conhecer nomes incríveis que revolucionaram essa indústria!

Madam C.J. Walker

A americana Sarah Breedlove, mais conhecida como Madam C.J. Walker (1867-1919), desenvolveu uma linha de produtos específicos para cabelo crespo após enfrentar problemas no couro cabeludo, como a queda dos fios. Seu negócio cresceu e, além da produção e das vendas, oferecia treinamento para vendedoras de seus produtos e mulheres negras que eram cabeleireiras. Em uma época de rígida segregação racial, Walker revolucionou o mercado da beleza, impactou mulheres negras ao redor do mundo e é considerada a primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos. Que poder!

Retrato de Madam C.J. Walker em preto e branco
A empreendedora, filantropa e ativista Madam C.J. Walker Addison N. Scurlock/Michael Ochs Archives/Getty Images

Estée Lauder

A nova-iorquina Josephine Esther Mentzer (1908-2004), descendente de judeus húngaros, começou vendendo potes de cremes e, em 1948, fundou formalmente a Estée Lauder, transformando a beleza em um negócio. Em 1953, a empresa fez história ao lançar o Youth Dew, um óleo de banho que podia ser usado como perfume e que contribuiu para a reputação inovadora da marca. Hoje, a Estée Lauder Companies é um conglomerado de sucesso que detém a MAC, Clinique, Smashbox, Bobbi Brown, entre outras marcas.

A empreendedora Estée Lauder sorrindo e olhando para a câmera sentada em uma cadeira
Estée Lauder Evening Standard/Getty Images

Charlotte Tilbury

A britânica Charlotte Tilbury (1973-hoje) é um dos grandes nomes da geração atual de maquiadoras e empreendedoras do ramo da beleza. Ela já trabalhou em campanhas de grifes como Tom Ford, Stella McCartney e Burberry, em editoriais de revistas e nos bastidores de desfiles de marcas de luxo. Em 2013, Charlotte lançou sua própria linha de produtos, que viraram queridinhos entre personalidades famosas, e continua expandindo seu negócio ao redor do mundo. Queremos muito que um dos próximos passos seja a vinda das makes para o Brasil! Vamos torcer!

A empreendedora e maquiadora Charlotte Tilbury
Charlotte Tilbury Slaven Vlasic/Getty Images
Continua após a publicidade

Pat McGrath

É possível dizer que a inglesa Pat McGrath (1965-hoje) virou a makeup artist mais influente dos dias atuais. Sua carreira foi inspirada na paixão de sua mãe por produtos de maquiagem, que, na época, misturava cores de bases por conta da escassez de variedade para as peles negras. A ascensão de Pat se deu principalmente na década de 1990, quando começou a assinar a beleza de editoriais de revistas importantes e de desfiles das principais grifes internacionais. Ela ainda trabalhou com celebridades como Madonna, Sarah Jessica Parker, Naomi Campbell e Oprah Winfrey. Em 2015, criou sua marca, a Pat McGrath Labs, hoje avaliada em US$ 1 bilhão, que desenvolve produtos únicos, de altíssima qualidade, que viraram objetos de desejo e costumam esgotar em pouco tempo. Para se ter uma ideia do seu alcance, em 2020 a rainha Elizabeth II a condecorou como uma Dama do Império Britânico devido aos seus serviços prestados às indústrias da moda e da beleza e também à diversidade – e, assim, se tornou a primeira maquiadora a ganhar esse título. Icônica!

Rihanna e Pat McGrath nos bastidores de desfile da Dior na semana de moda de Paris em 2010
Rihanna e Pat McGrath nos bastidores de desfile da Dior na semana de moda de Paris em 2010 Michel Dufour/WireImage/Getty Images

Rihanna

Não há como negar que Rihanna é uma das empresárias mais poderosas que têm revolucionado as indústrias da moda e da beleza nos últimos anos. Em 2017, a cantora impactou o mercado com o lançamento da Fenty Beauty, que chegou logo com 40 cores de base (depois, esse número aumentou para 50) em uma época em que poucas marcas tinham tanta variedade e, portanto, não atendiam uma grande gama de diferentes tons de pele. A atitude inclusiva serviu de inspiração para outras etiquetas, e hoje esse é um dos princípios mais importantes na hora de pensar em maquiagem para a pele. Ela também arrasa nas criações de campanhas, com fotos sem photoshop, por exemplo, e na escolha de representantes negros, tanto na linha de makes como na de skincare, a Fenty Skin. RiRi, obrigada por tudo! <3

Rihanna no lançamento da Fenty Beauty na ULTA Beauty em Los Angeles, em março de 2022. Ela está com o cabelo preso em um rabo segurando um espelho de maquiagem com uma das mãos e olhando para ele
Rihanna no lançamento da Fenty Beauty na ULTA Beauty em Los Angeles, em março de 2022 Kevin Mazur/Fenty Beauty/Getty Images

Bruna Tavares

Uma das influenciadoras nacionais mais renomadas no empreendedorismo da beleza é Bruna Tavares, jornalista que começou a falar sobre maquiagem em seu blog Pausa Para Feminices em 2009. Dois anos depois, foi uma das blogueiras convidadas para lançar uma parceria com a Tracta, um movimento pioneiro no qual personalidades influentes nas redes sociais criavam seus próprios batons, que eram sucesso de vendas. De uma pequena coleção que levava o nome Pausa Para Feminices, em 2016 ela desenvolveu a linha Bruna Tavares, considera hoje uma das marcas de beleza mais inovadoras do Brasil. É aquele meme do “enquanto você está pensando no produto, a Bruna Tavares já fez e está com a data de lançamento marcada“. A base BT Skin, o pigmento BT Glitter e as sombras líquidas BT Velvet são alguns produtos queridinhos das consumidoras, fora a linha de skincare cheia de opções que hidratam a pele. Bruna está mesmo sempre um passo a frente!

View this post on Instagram

A post shared by A BRUNA de BT 💙 (@brunatavares)

Huda Kattan

A influenciadora iraquiana-americana Huda Kattan, de 38 anos, se tornou um fenômeno nas redes sociais, especialmente após criar o seu império da beleza com a marca Huda Beauty, lançada em 2013 em Dubai. Hoje, sua empresa se destaca por seus produtos glamourosos de alta qualidade, que inclusive viraram inspiração para outras marcas, como as paletas de sombra bem pigmentadas e de brilhos prensados, além da diversidade de pessoas e influenciadoras que aparecem nas campanhas e até no próprio feed do Instagram da marca.

Huda Kattan em lançamento de uma pop-up store da Huda Beauty
Huda Kattan em lançamento de uma pop-up store da Huda Beauty David M. Benett/Dave Benett/Huda Beauty/Getty Images

Quem é a sua musa inspiradora quando se trata de empreendedorismo feminino na beleza?

Continua após a publicidade

Publicidade