Ecocachos: jovens criam aparelho para mulheres em transição capilar

A ferramenta foi idealizada por Thamyris Costa após experiências ruins em salões de cabeleireiro

Por Djenifer Dias Atualizado em 29 mar 2021, 11h34 - Publicado em 28 mar 2021, 10h01

A transição capilar pode ser um momento que mexe muito com a autoestima das mulheres, né? Então, imagine encontrar um aparelho que ajude nesse processo? Essa é a proposta do Ecocachos, desenvolvido por um grupo de jovens universitárias do Rio de Janeiro.

Com a proposta de inovar trazendo um aparelho para cachos que funciona para todas as curvaturas e com a temperatura certa que não danifica os fios, o Ecocachos chega com a tentativa de ser um produto mais inclusivo.

A idealizadora do projeto, Thamyris Costa, 28, estudante de engenharia civil, teve a ideia após anos sofrendo em salões de cabeleireiro. “Eu cheguei a perder meu cabelo em um dos procedimentos“, comentou. “Eu nunca tinha conseguido chegar até o fim da transição capilar por falta de equipamentos que fossem para o meu tipo de curvatura. Por que não inventam um tratamento para quem está na transição não ter que cortar o cabelo? O fato de ter que tirar as pontas quimicamente tratadas mexe muito com a nossa autoestima na hora da transição”, contou ela.

Equipe de criação do Ecocachos
Equipe de criação do Ecocachos Reprodução/Reprodução

Após dois meses de pesquisa, Thamyris levou o projeto para a empresa júnior Fluxo Consultoria, que realiza projetos em diversas áreas da Engenharia da Escola Politécnica e de Química da UFRJ e assumiu a criação do produto.

“Na Fluxo, a gente trabalha com desenvolvimento de ideias. Então, primeiro pesquisamos tudo que já existia no mercado, qual seria o melhor formato para colocar o produto em prática, fizemos um esboço em 3D e, aí, iniciamos as simulações de temperatura e material, tudo através de softwares específicos. Também pesquisamos muito sobre materiais que fossem mais sustentáveis. Até finalmente chegarmos na escolha do termoplástico, que é um material que tem todas as características que a gente precisava”, explicou Carolina de Souza Chacon, 21, estudante de engenharia mecânica e integrante da equipe.

Um dos principais diferenciais do Ecocachos é o fato de ele se adequar à curvatura do cabelo escolhida pela usuária, que foi um dos objetivos pensados desde sua criação. “Atender a todo esse nicho de mulheres que tem a estrutura do cabelo mais sensível, cacheados, crespos, do 2 até o 4 [curvatura do cabelo]. O 4 é o mais difícil de se encontrar equipamentos. E o Ecocachos não veio para atender apenas o padrão, mas, sim, todos os tipos. Com ele, a mulher tem a liberdade de escolher qual curvatura vai querer, seja ela maior, menor, ou cachos mais abertos, fechados, sem contar a economia do tempo, e o fato de não ter que fazer procedimentos doloridos para chegar ao resultado desejado“, comentou Thamyris.

Continua após a publicidade

Para usar o Ecocachos é muito fácil, ele funciona como um modelador de cachos se adequando à curvatura desejada – basta trocar as peças do produto. Sua temperatura não ultrapassa os 180ºc, que é a temperatura máxima ideal para atingir o resultado desejado sem danificar os fios.

O produto está em fase de prototipação e já foram iniciados testes presenciais, que têm apresentado bons resultados. Porém ainda não se sabe por qual valor será vendido e a equipe está em busca de potenciais investidores.

Protótipo do Ecocachos
Protótipo do Ecocachos Reprodução/Reprodução

Carolina Chacon, que faz parte da equipe de criação do produto, ressaltou a importância de ele ter sido feito por uma equipe quase 100% feminina e como isso pode servir de inspiração para outras mulheres no campo da engenharia.

Para Amanda Santoro, 22, estudante de engenharia naval e oceânica, o lançamento do Ecocachos pode servir como divulgação das empresas juniores, tendo em vista que são empresas compostas por estudantes e sem fins lucrativos.

Quero que todas as mulheres que já passaram pelo o que eu passei tenham acesso a ele e se sintam satisfeitas com o resultado. Quero que ele traga autoestima para elas“, finalizou Thamyris.

Adoramos a iniciativa das meninas, e vocês?

Hair Flip GIF - Find & Share on GIPHY

Continua após a publicidade

Publicidade