Dicas de expert – Parte 1: tire suas dúvidas sobre o seu cabelo!

Por Da Redação - Atualizado em 24 ago 2016, 20h17 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Como esclarecer dúvidas nunca é demais, juntamos em dois posts todas as perguntas sobre cabelos que a gente respondeu para vocês lá no Facebook da Capricho! Por isso, papel e caneta na mão para ficar por dentro de todas as dicas do nosso expert Sandro Cassolari :

Tintura/Luzes/Californianas

Tenho alergia a tintas comuns. Qual seria a mais indicada? Prefira tintas sem amônia. Mas, caso isso não resolva, é preciso investigar qual o componente da tinta (são muitos!) causa a irritação.

É verdade que descolorir o cabelo aumenta a queda? A consequência de um cabelo mal descolorido é a quebra do fio, e não a queda.

Continua após a publicidade

Para pintar o cabelo com uma cor forte, tipo azul, tem que descolorir? Sim, para tingir o cabelo com essas cores mais fortes, como azul, pink e amarelo, é preciso passar por um processo de descoloração com um profissional.

Degradê fica legal em cabelo cacheado? Sim, ajuda na formação natural dos cachos!

O que eu faço pro meu cabelo não quebrar tanto ao descolorir? O profissional precisa sentir o cabelo para saber qual o melhor produto a ser utilizado, qual o volume da água oxigenada. Eu prefiro sempre começar com a mais baixa.

Dica do Sandro: sobre reflexo, balaiagem, californianas, beijo do sol… É tudo a mesma coisa! Só muda a maneira de fazer. Na californiana, por exemplo, clareia da metade do cabelo para baixo, enquanto no reflexo a técnica ilumina o rosto. O beijo do sol é feito com água oxigenada de baixo volume, clareia só um pouco.

Continua após a publicidade

Escovas/Babyliss/ Alisamentos/Relaxamentos

Chapinha todos os dias estraga o cabelo? Tudo que é em excesso vai danificar o cabelo. Por ser muito quente, ou por uso muito frequente, a chapinha pode partir o cabelo. Se possível, tente fugir da umidade para que a chapinha dure mais e você não precise refazer tanto.

Relaxamento estraga o cabelo? Todo processo químico danifica o fio do cabelo, e o relaxamento é uma química muito forte, que resseca mesmo os fios. Para diminuir o ressecamento, retoque o relaxamento apenas na raiz que cresceu, e não no comprimento.

Fazer escova com creme nos cabelos tem algum problema? O problema é a durabilidade, a escova dura menos. Já os termoprotetores ajudam a proteger o fio e a alisar com um pouco mais de facilidade.

Continua após a publicidade

O que eu faço para prolongar o efeito da escova normal? Quando vou dormir, ela sempre estraga! Use a boa e velha técnica da touca com meia-calça!

Tem algum processo que tire o efeito de qualquer escova de alisamento? A tesoura é a melhor hidratação e um bom corte remove todo o visual que você não gostou!

Qual a diferença entre a progressiva com formol e com aminoácidos? Qual dura mais? O formol é o principal reagente para alisar e tratar o fio do cabelo, mas é preciso lembrar que ele é proibido por ser cancerígena. Com ele, a durabilidade da progressiva é maior, mas causar muitas reações alérgicas, como o edema de glote.

Como faço para o meu babyliss durar por mais tempo ? Use um spray fixador, mecha a mecha, antes de fazer o babyliss. Tome cuidado ao fazer isso sozinha em casa, por conta do calor do babyliss em contato com o produto.

Continua após a publicidade

Dica do Sandro: o fio do cabelo é muito sensível; não adianta querer fazer todos os processos nele de uma vez. Trate seu cabelo com carinho e tenha paciência para tratar dele

Na hora de pentear e lavar…

Sempre que eu penteio meus cabelos caem bastantes fios! Até que ponto isso é normal? É natural o cabelo cair um pouco, pois é a renovação. A época em que ele mais cai é no outono. Se você perceber que cai uma quantidade considerável, cerca de mais de 100 fios, é preciso procurar um médico, pois pode ser um problema hormonal.

É correto lavar os cabelos um dia sim e outro não? O cabelo pode ser lavado todos os dias, desde que seja com um xampu adequado ao seu tipo de cabelo.

Continua após a publicidade

Dica do Sandro: o jeito certo de lavar os cabelos em casa é dividir o cabelo em três partes: próximo à nuca, no meio da cabeça e o topo. Passe o xampu por partes e em pequenas quantidades, assim você tem certeza de que o produto está no cabelo todo – e não precisa passar o xampu duas vezes!

Logo mais tem a segunda parte das dicas!

Publicidade