Estas dicas irão fazer o seu esmalte durar muito mais tempo

Cuidados para manter as unhas intactas e ainda garantir a saúde delas

Por Djenifer Dias Atualizado em 8 out 2021, 14h32 - Publicado em 10 out 2021, 10h00

Quem nunca passou pelo ~perrengue~ de fazer as unhas e o esmalte descascar em poucos dias? Para evitar esse inconveniente, existem algumas sugestões simples que podem te ajudar.

A CAPRICHO conversou com profissionais para entender como fazer o esmalte durar mais tempo na unha e também desmistificamos algumas dúvidas sobre a aplicação do produto.

Dicas para aumentar a durabilidade do esmalte

  • Tirar o esmalte um dia antes de pintar novamente e deixar a unha natural por pelo menos 24h (sem base). É legal passar hidratante, óleo de rícino, bepantol ou outros produtos para hidratar nesse período, viu?
  • Tomar vitaminas para fortalecimento da unha. Às vezes, o que descasca é sua unha e não o esmalte. Consulte um profissional para investigar isso a fundo!
  • Evite esmaltes velhos e fora da validade. Se possível, leve o seu individual ou sempre pergunte à manicure de sua confiança qual o estado do produto.
  • Fique de olho na textura do esmalte. Mesmo estando no prazo, ele pode acabar engrossando antes do tempo. Se isso rolar, não o utilize.
GIF da modelo Gigi Hadid no tapete vermelho do MET Gala 2016. Ela usa o cabelo preso em um rabo de cavalo baixo, vestido prata, anéis prateados e unhas pratas.
Gigi Hadid mostrando as unhas Giphy/Reprodução
  • Na esmaltação comum, utilize um bom secante. Já na em gel, aplique um bom selador.
  • Analise se a sua unha é mais oleosa ou sequinha – isso é bem importante! No caso de unhas oleosas, é necessário se atentar à higienização das mãos e dar preferência aos produtos neutros. Por outro lado, quem tem a unha mais seca pode usar hidratantes tranquilamente, porque eles não prejudicam a durabilidade do esmalte.
  • Depois de fazer as cutículas, lave bem as mãos e retire a oleosidade do creme. Outra sugestão é borrifar álcool 70% antes da base.
  • Passe o mínimo de camadas de esmalte possível. Isso depende muito da cor e textura do esmalte, porém tente evitar mais de duas camadas.
  • Peça para a profissional tirar o esmalte da pontinha da unha com um algodão molhado na acetona. Isso ajuda a afinar a camada na ponta e selar melhor.
  • No dia seguinte, passe um extra brilho e, após 3 dias, aplique mais uma camada.
  • Evite o toque direto das pontas das unhas com outras superfícies ou produtos químicos. Se for lavar louça, por exemplo, coloque luvas.
Ariana Grande sentada em um sofá usando um casaco de pelúcia roxo, salto, colar e cabelo preso em um rabo de cavalo lixando a unha.
Ariana Grande lixando a unha Giphy/Reprodução
  • Lixar as unhas antes de aplicar ajuda a fazer o esmalte durar mais tempo?

    Lixar ajuda na aplicação do esmalte, mas é importante limpar bem o local para não formar bolhas ou ficar com “poeirinha” nas laterais – tais imperfeições prejudicam o acabamento. O ideal é lixar superficialmente, viu? Por isso, a técnica recomendada seria o polimento feito por um profissional. Caso ela seja feita do jeito errado, pode deixar a unha mais fina do que o recomendável.

    Atenção: lixar a unha deve ser uma ação superficial e apenas para alinhar as extremidades. O lixamento incorreto pode machucar as unhas e criar ranhuras e ondulações por sua extensão.

    Foto com close nas unhas com esmaltes coloridos em diversas cores.
    Unha colorida delicada beautystudio/Instagram

    Aplicar a base após o esmalte prolonga o efeito? E usar óleos?

    Algumas profissionais acreditam que não é necessário aplicar a base após o esmalte. Para elas, o correto seria passar um extra brilho de preferência no dia seguinte, pois ele seca mais rápido que o esmalte. Passando ele no mesmo dia pode causar uma falsa sensação de secagem rápida, mas as camadas de esmalte mesmo ainda estão molhadas. O uso de óleos nas unhas pode afetar a qualidade do esmalte, procure usá-lo somente para hidratar as cutículas.

    Continua após a publicidade

    Já para a manicure Jane Benedito, a aplicação da base é essencial e ajuda a prolongar o efeito da esmaltação. Fale com a sua nail artist para entender a preferência dela e o que funciona para as suas unhas, combinado?

    Deixar a unha por pelo menos uma semana sem esmalte evita que ela descasque?

    Se a unha estiver com aspecto natural, com uma cor rosada e não estiver esfarelando, você não precisa esperar uma semana. Em um dia, ela já consegue se auto-hidratar e se recuperar, ficando pronta para uma nova esmaltação. Mas, se estiver com aquelas manchas brancas em, o que costuma acontecer com a unha do pé se ficar com mesmo esmalte por muito tempo, é ideal ficar até mais de uma semana, para que, assim, ela cresça de um jeito saudável antes de pintar novamente. Nesse meio tempo, não aplique nada nem mesmo a base.

    O recomendável é passar bastante creme com ureia, óleo de rícino e outros produtos para ajudar na hidratação da unha. Ah, essa pausa não irá fazer o esmalte durar mais, tá? Mas, vai ajudar a deixar sua unha ainda mais saudável.

    Foto com foco nas unhas exibindo a nail art chamada bubble heart, que traz vários corações um dentro do outro.
    Unha com coração nailsbysph_/Instagram

    Vale lembrar que a unha é uma célula queratinosa morta, ou seja, ela não adere vitamina e cálcio em sua base. A melhor maneira de hidratá-la é usando óleos específicos, massageando em volta da cutícula para penetrar na matriz ou optando por suplementos para unha e cabelo que ajudam no fortalecimento. Também é válido fazer um acompanhamento médico, pois, muitas vezes, as unhas enfraquecem por algum motivo relacionado ao seu organismo, viu? Como problemas na tireoide, imunidade fraca, anemia e até doenças mais graves. Observar esses detalhes é importante, afinal, suas unhas dizem muito sobre a sua saúde.

    Esperamos que com essas dicas, seu esmalte dure pelo menos uma semaninha, né?

    Quem deu as informações: Fabi Ferreira, nail designer do espaço Fabi Ferreira; Ana Caroline Gomes de Matos, manicure cadastrada na Singu; Mayara Nascimento, manicure cadastrada na Singu; Jane Benedito, manicure cadastrada no GetNinjas; Ana Zito, manicure do Santo Salone; Carol Peixoto, nail designer.

    Rachel e Chander do seriado Friends, Rachel está de costas e se vira para olhar chandler assoprar suas unhas recém feitas.
    Rachel e Chander do seriado Friends GIPHY/Reprodução
    Continua após a publicidade
    Publicidade