Dermatologista Katleen Conceição dá dicas de cuidados para a pele negra

A médica especialista em pele negra conversou com a CAPRICHO na Casa de Praia Gillette Venus

Por Beatriz Arruda Atualizado em 17 fev 2019, 18h09 - Publicado em 17 fev 2019, 16h23

Cada pele tem suas particularidades, por isso, garotas negras precisam manter alguns cuidados específicos. Durante a Casa de Praia Gillette Venus, a CH conversou com Katleen Conceição, dermatologista especializada em pele negra, e ela ensinou algumas dicas certeiras!

katleen-conceicao
Dermatologista Katleen Conceição Acervo Pessoal/Reprodução

Protetor solar não pode faltar

Ter uma maior quantidade de melanina (composto responsável pela pigmentação) não significa que você não precisa usar filtro solar. A Dra. Katleen alerta: “A preocupação, hoje em dia, é com o câncer de pele na pele negra”. Além do Brasil ser um país tropical, que costuma ter muitos dias de sol, não se pode esquecer da exposição diária à luz dos ambientes, computador e celular. Ou seja, protetor solar é fundamental todos os dias. Lembre-se de reaplicá-lo também.

Cutucar espinha? Nem pensar! 

Por conta da quantidade maior de melanina, a pele negra mancha com mais facilidade. “Todo o processo inflamatório na pele negra causa uma hiperpigmentação”, conta a dermatologista. Isso pode acontecer por se cutucar espinhas, levar uma picada de algum mosquito ou, de repente, por causa de um método depilatório. Como evitar? Primeiro, lembre-se do item anterior: protetor solar sem-pre. E, se você prefere remover os pelos do corpo, o ideal é hidratar a área antes e após o procedimento, principalmente na região das axilas e virilha.

Continua após a publicidade
  • E a acne?  

    Em relação à pele do rosto, garotas negras costumam ter uma quantidade maior de Propionibacterium acnes, uma bactéria que causa acne, e glândulas sebáceas que produzem mais óleo. Isso faz com que a pele negra seja mais oleosa. A dica, neste caso, é procurar ter uma rotina de cuidados com produtos específicos. Ah, e você também pode prestar mais atenção na sua alimentação. Afinal, alimentos ricos em açúcar e gordura tendem a aumentar a oleosidade.

    Não se esqueça da hidratação

    Embora o rosto seja mais oleoso, a pele do corpo de pessoas negras tende a ser mais ressecada. Então, aposte diariamente na hidratação. Cremes mais espessos, sabonetes com poder de hidratação, óleo de coco e óleo de amêndoas são algumas indicações da médica. No rosto, procure hidratantes específicos para a pele oleosa.

    Anotou tudo? Então bora colocar em prática! 

    A Casa de Praia Gillette Venus aconteceu entre 15 e 17 de fevereiro. Nos três dias de evento, rolaram shows, aulas de atividades físicas, bate-papos sobre empoderamento feminino e muito mais. Quer ver a cobertura completa? É só clicar aqui!

    Continua após a publicidade
    Publicidade