Dá para ficar sem menstruar?

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 16h12 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Por mais incrível que isso possa parecer, dá. Não é mágica: é tudo uma questão de hormônios. Medicamentos à base de hormônio conseguem interromper o ciclo, fazendo com que a gente fique sem menstruar. É assim com DIU de progesterona, injeções, implantes anticoncepcionais e também com as pílulas. Apesar de a maioria delas vir em cartelas de 21 dias – para que você pare por uma semana e provoque a menstruação –, nada impede que uma cartela seja emendada na outra, sem a pausa.

A solução já foi polêmica, mas a hoje a medicina tende a não ver nenhum mal na supressão da ovulação e da menstruação. Tanto que já existem, inclusive, cartelas com 28 pílulas. As vantagens é que, além de ficar livre desse inconveniente de todo mês, suspender a menstruação significa acabar com todos os males ligados à menstruação, como cólicas, alterações de humor, perda excessiva de sangue.

Mas alguns especialistas alertam: além de ser contra-indiciada para meninas com pressão alta e diabetes, a suspensão da menstruação pode esconder irregularidades no funcionamento do corpo. Então, quem quiser ter controle total sobre a menstruação tem que consultar um médico. Mas não deixa de ser uma boa notícia, né?

Publicidade