Checklist: você sabe tudo sobre celulite?

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 09h25 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Foto: Dedoc/Capricho

Pra descobrir a resposta, anote que afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas.

 

1. Só quem está acima do peso tem celulite.

Falso. A celulite é uma espécie de inflamação na pele que aparece por causa de flacidez dos tecidos, má circulação do sangue, dieta com muitos doces e gorduras, retenção de líquidos. Ela até pode ser mais frequente nas gordinhas, que normalmente comem mal e não se exercitam, mas as magras podem ter celulite também (quem nunca viu foto de modelo com a perna cheia de furinhos?)

 

2. Quem tem celulite nunca tem estria.

Falso. É um saco, mas você pode ter as duas coisas. Tanto a estria quanto a celulite podem aparecer ou piorar por causa do aumento de peso, mas as semelhanças meio que param por aí. A estria é uma cicatriz que se forma na pele quando ela estica muito, o que pode acontecer quando você cresce de uma hora pra outra, por exemplo. Já a celulite tem outras causas (que você acabou de ler!).

 

3. Passar creme anticelulite ajuda a melhorar a aparência da pele.

Verdadeiro. O creme pode ser de grande ajuda para quem tem pouca celulite (ou seja, se sua pele começou a ter furinhos agora). Passe todo o dia e aproveite para massagear bem a pele, aumentando o fluxo de sangue na região. Mas não adianta só passar o creme e esperar milagre. Tem que fazer exercícios e cuidar da alimentação para que o problema não se torne pior.

 

4. Celulite aparece só no bumbum e nas coxas.

Falso. Ela pode aparecer onde há gordura localizada, como nas costas, barriga, braços e até na panturrilha. Mais um motivo para se cuidar!

Continua após a publicidade

 

5. Se a minha mãe tem celulite, eu vou ter também.

Verdadeiro. Se sua mãe tem, você deve ter também, pois herdou o perfil genético dela. Mas, se você se cuidar sempre, é claro que vai diminuir os efeitos dos hormônios herdados.

 

6. Fazer ginástica é ótimo para combater a celulite.

Verdadeiro. A ginástica ajuda a firmar a pele e melhora a circulação de sangue do corpo, combatendo duas das principais causas dos furinhos. Por isso, se mexa ao menos três vezes por semana, alternando atividades localizadas e aeróbicas.

 

7. Não existe tratamento para a celulite.

Falso. Além da drenagem linfática, existem tratamentos mais intensos, como a carboxiterapia (que destrói as células de gordura) e a radiofrequência (que atua nas fibras do músculo, deixando-o mais firme) e que são recomendados para quem tem muita celulite e ajudam a amenizar o problema. Mas esses tratamentos costumam ser caros e só podem ser feitos com autorização dos seus pais.

 

E aí, mandou bem?

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade