Parei de alisar o cabelo e quero os cachos de volta. O que fazer?

Dicas para encarar a transição capilar de um jeito mais tranquilo

Por Juliana Costa Atualizado em 7 nov 2017, 16h31 - Publicado em 30 jan 2014, 17h00

Aqui na CAPRICHO, a gente recebe muitas mensagens de leitoras que querem parar com a progressiva ou com outros tipos de alisamento, mas estão cheias de dúvidas. Passar pela fase de transição, aquele momento em que a raiz está crescendo e o comprimento continua liso, muitas vezes não é nada fácil. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar as meninas que estão neste período e, quem sabe, encorajar outras a assumir os cachos pra valer.

Zendaya cabelo cacheado
Gif/Reprodução

1. Paciência, paciência, muuuita paciência!
Não há outro jeito! Ter calma para esperar o cabelo crescer é fundamental, você encarando ou não o “BC” (big chop, nome que as garotas dão ao corte radical, curtinho).

2. Pense duas vezes antes de tentar outro tipo de química
Enquanto o cabelo cresce, você pode até investir em algum outro processo leve que apenas solte os cachos. Mas pense bem antes. O alisamento já deixou seu cabelo mais frágil. Vale a pena jogar outra química por cima? Provavelmente não.

3. Vai uma vitamina T aí?
O T, no caso, é de tesoura, viu! Mesmo que em doses moderadas, é importante cortar os fios de tempos em tempos – assim você vai eliminando o comprimento alisado. Converse com seu cabeleireiro e invista em cortes que tenham camadas suavemente repicadas. O cabelo ganha movimento.

4. Hidrate sem dó
Para evitar o ressecamento e diminuir o frizz, aplique toda semana uma máscara que contenha queratina ou óleos na fórmula. No dia da hidratação, vale usar um xampu de limpeza profunda.

Continua após a publicidade

5. Oi, secador!
Para tentar uniformizar as texturas, um bom truque é secar o comprimento com um difusor. Outra opção é enrolar os fios com babyliss, mas é melhor deixar esta ferramenta para os dias de festa ou balada – com protetor térmico sempre, ok?

cabelo cacheado
Acervo/Dedoc

6. Leave-ins: seus bffs
Aposte nos finalizadores defrizantes e, se for enrolar a parte alisada, use um ativador de cachos. Durante o dia o cabelo começou a perder a forma? Leve na bolsa um óleo e aplique-o no comprimento e nas pontas. Espalhe na raiz o que sobrar na mão.

7. Conheça meninas como você
Ter contato com outras garotas que estão passando pela fase de transição ajuda muito. Você troca ideias, sugestões de produto, dramas… e rola aquele incentivo mútuo. Ah, também dá para encontrar várias ideias de penteados legais – tipo um coque mais desencanado ou um rabo de cavalo, sabe? Procure grupos no Facebook, perfis de Instagram… Inspirações não vão faltar!

Pronta para mostrar todo o seu #orgulhocachos?

Continua após a publicidade

Publicidade