Continua após publicidade

Caloria boa, caloria má

A fruta e o chocolate podem ter as mesmas calorias, mas um é bem diferente do outro.

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 13h03 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

Na hora da sobremesa, sua amiga comenta que uma maçã grande tem o mesmo número de calorias de um bombom. Então, não resta dúvida: vale mais a pena comer o chocolate. Certo ou errado? Errado! O número de calorias pode ser o mesmo, mas a maçã tem uma série de vantagens sobre o bombom: além de oferecer vitaminas e sais minerais, nutrientes que o chocolate não tem, a fruta é rica em fibras – ingrediente que não é absorvido pelo corpo e que ajuda a fazer o intestino funcionar bem.

“Sem contar que as fibras tornam a digestão mais lenta, mantendo a saciedade por mais tempo”, explica Vânia Sarmento, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo. Se você come um chocolate, manda para dentro um monte de gordura de péssima qualidade. O excesso de açúcar ainda faz com que muita insulina entre no sangue e, como efeito rebote, pode pintar uma hipoglicemia. O resultado disso tudo é mais vontade de comer doce. Resumindo: mais calorias, menos nutrientes e mais fome.

Agora você já sabe. Quando se deparar com uma situação parecida, lembre-se de que caloria não é tudo. Considere também:

a quantidade de gordura: muita gordura faz mal à pele e à saúde.

a quantidade de açúcar: o excesso é armazenado no corpo em forma de gordura.

Continua após a publicidade

a quantidade de fibras: elas “carregam” parte da gordura ingerida, saciam, ajudam o intestino a funcionar e deixam a pele linda.

a quantidade de proteínas: importantes para a construção de massa muscular e hormônios.

a quantidade de vitaminas: ajudam o organismo a trabalhar melhor – a C reforça o sistema imunológico, as do complexo B ajudam a produzir células do sangue, a D auxilia na absorção do cálcio…

Continua após a publicidade

a quantidade de minerais: alguns deles são fundamentais ao organismo. O cálcio, por exemplo, é o principal ingrediente da massa óssea, o ferro é importantíssimo para prevenir a anemia e o zinco ajuda no crescimento e no desenvolvimento dos órgãos sexuais.

a capacidade que o alimento tem de dar saciedade: do contrário, você consome um monte de calorias e logo, logo já está com fome de novo.

Faça a escolha certa

Substituições inteligentes ajudam você a perder peso com saúde

Continua após a publicidade

Entre 1 bombom pequeno (80 cal, sendo quase metade de gorduras) ou 1 maçã (80 cal, rica em vitaminas minerais e em fibras) escolha a maçã, porque o bombom é caloria vazia e cheia de gordura. Maçã tem vitaminas e fibras, lembra?

Entre 1 Mc Chicken (350 cal,sendo 16 g de proteína + 40 g de carboidrato + 14 g de gordura + 40 g de colesterol + 3 g de fibras) ou 1 prato de arroz, feijão,bife e salada de alface e tomate (360 cal, sendo 25 g de proteínas + 8 g de fibras + 45 g de carboidrato + 9 g de gordura) escolha o prato é uma refeição completa, que traz proteínas e carboidratos de boa qualidade, ferro, vitaminas e fibras.

Entre 1 xíc. de biscoito de polvilho (120 cal de pura gordura hidrogenada) ou 1 pãozinho francês (140 cal, sendo 120 cal vindas de carboidratos) escolha o pãozinho . Nenhum dos dois tem muito nutriente, mas o pão tem menos gordura e sacia muito mais.

Continua após a publicidade

Entre este 1 pão de queijo (134 cal, sendo 3% de proteínas + 32% de gorduras + 65% de carboidratos) ou 1 pão de batata (140 cal, sendo 13% de proteínas + 3,5% de gorduras + 51,5% de carboidratos) escolha o pão de batata, que tem menos gordura, mais proteína e é maior que o pão de queijo.

Entre 1 unidade de macarrão instantâneo cremoso (330 cal, sendo 44% de gorduras) ou 1 prato de macarrão à bolonhesa (280 cal, sendo 19% de proteínas + 21% de lipídios + 60% de carboidratos) escolha o macarrão à bolonhesa . O instantâneo é gorduroso. O à bolonhesa é mais nutritivo.

Entre 2 bolachas de chocolate recheadas (144 cal e muita gordura vegetal hidrogenada) ou 1 barra de cereal com chocolate (100 cal, sendo 3 g de fibras) escolha a barra de cereal, porque a gordura vegetal hidrogenada é a pior gordura de todas – ela eleva o colesterol ruim (LDL).

Publicidade