10 cuidados essenciais para manter o cabelo crespo saudável

4. Não utilize água quente - sempre gelada, combinado? 🚿

Por Taya Nicaccio Atualizado em 8 abr 2022, 20h08 - Publicado em 10 abr 2022, 10h00

Alô, crespas 4ABC! Sabemos o quanto o nosso cabelo crespo demanda por cuidados especiais na hora de lavar, hidratar, finalizar e dormir, não é mesmo? Hora ou outra ele pode apresentar-se mais ressecado ou até mesmo quebradiço devido a uma série de fatores diários. Mas você sabe quais são os cuidados essenciais para manter os seus fios e o couro cabeludo sempre saudáveis?

Para te ajudar, conversamos com a Katleen Conceição, dermatologista referência em pele negra e especialista pela sociedade brasileira de dermatologia, chefe do setor de dermatologia para pele negra do grupo Paula Bellotti, membro do Skin of Color Society.

O que você precisa saber sobre o cabelo crespo?

Antes de mais nada, é importante compreender qual seu tipo de curvatura e conhecer os seus fios. De acordo com a especialista, o cabelo crespo é mais fino e seco do que o cacheado e, tende a ser mais quebradiço e seco quando comparado a outras curvaturas.

“A circunferência do fio crespo é mais fechada e estreita, o que dificulta a chegada da oleosidade natural produzida na raiz até o comprimento e as pontas”, conta a especialista em entrevista à CAPRICHO.

Óleos e manteigas recomendados para curvaturas 4ABC

Segundo Katleen, os óleos e manteigas recomendados para curvaturas 4ABC vai depender de cada pessoa. Entretanto, os óleos de coco e argan costumam ser mais emolientes, promovendo maior hidratação e brilho aos fios

Continua após a publicidade

solange knowles
Solange Knowles exibindo as madeixas Reprodução/Instagram

10 cuidados essenciais para manter o cabelo crespo saudável

  • Lave o cabelo com uma frequência de 1 ou 2x por semana;
  • Use touca ou fronha de cetim para dormir;
  • Máscaras umectantes 1 ou 2x por semana – 15min está ótimo;
  • Não utilize água quente – sempre gelada, combinado?;
  • Use óleo de argan antes do shampoo para melhor emoliência do fio;
  • Invista em pentes com dentes largos e de madeira;
  • Utilize pelo menos 1x na semana shampoo anti-resíduos;
  • Evite secador muito quente e altas temperatura nos fios e couro cabeludo;
  • Faça consultas semestrais com uma dermatologista;
  • Não durma com o cabelo molhado.

Qual é a melhor forma de cuidar dos fios e do couro cabeludo?

Além do cuidado diário em casa, o recomendado é ter uma consulta com dermatologistas especializados, afinal, são esses profissionais que melhor podem orientá-la quanto ao crescimento do fio e cuidados necessários na hidratação da fibra capilar.

Ressalvas e recomendações para crespas com trança ou twist

Para crespas com o cabelo trançado ou twistado, a dermatologista tem algumas recomendações. “Lave o cabelo pelo menos 1 ou 2x na semana para evitar a descamação do couro cabeludo, conhecida como dermatite seborreica, e evite tranças e penteados muitos apertados para não sofrer uma alopecia de tração”, finaliza.

Imagem mostra mulher negra lavando o cabelo. A jovem está sorrindo de olhos fechando, enquanto a água cai sobre os seus fios cacheados e castanho escuro.
Mulher lavando o cabelo com água gelada Ridofranz/Getty Images

Lembre-se: cuidar do cabelo e região, antes, durante e depois de retirar as tranças, é muito importante! Busque lavar o couro cabelo entre 1 ou 2x na semana, use touca ou fronha de cetim para proteger os fios e não esqueça de realizar a troca da trança a cada 2 meses, viu?

E aí, você já seguia todos esses cuidados? Conta pra gente!

Continua após a publicidade

Publicidade