Você ama batata frita do McDonald’s? E o que você diria se soubesse que ela ainda pode ajudar no crescimento do cabelo (e, consequentemente, no combate à calvície)? A história parece bem esquisita, mas é isso que sugere um estudo da Yokohama National University, que fica no Japão. Calma que a gente te explica tudo direitinho!
A pesquisa foi publicada no jornal científico Biomaterials. Os cientistas usaram o dimetil polissiloxano, encontrado em alimentos processados e em alguns óleos de cozinha (inclusive no óleo utilizado para fritar as batatas do Mc), para produzir células que estimulam o desenvolvimento dos folículos capilares – dentro deles, está a raiz dos fios. Estas células foram transplantadas em ratos e os pesquisadores puderam constatar o surgimento de cabelo em algumas áreas.
Antes de correr para o McDonald’s mais próximo, é importante prestar atenção em algumas questões. Infelizmente os teste foram feitos em animais e, embora os cientistas considerem o estudo promissor para seres humanos, não há nada comprovado ainda. Além disso, sozinho, o dimetil polissiloxano não é capaz de fazer o cabelo crescer. Sem contar que um montão de batata frita pode prejudicar – e muito – sua saúde, né?